Blog de Turismo – Eu fui, irei e estou…

10 formas de não ser um turista mala e mal educado

Sumário

Em meio à pandemia de Covid-19, brasileiros aproveitaram feriado prolongado para viagem ou passeio. Esse foi o tema do inicio do mês.

Nos últimos dias estamos passando por excesso de aglomeração em vários lugares turísticos, mesmo com regras de segurança, mas ninguém segue.

No Brasil não há regulamento bem fiscalizado que prevê o banimento de turistas que violam o “decoro” da cidade e meio ambiente, e as que tem, não há respeito e nem fiscalização e tudo acontece.

Falar de turista mala ou mal-educado não é somente falar dos comportamentos recorrentes de viajantes, como urinar em lugares públicos, fazer piqueniques no meio das ruas sem autorização, sentar, pichar e quebrar monumento e pular nas águas de fontes entre outros, e sim o que acontece em sua totalidade, principalmente nesse período de pandemia.

Fazer malezas sem noção aos ambientes naturais e lugares públicos de uma cidade, no verão do Brasil, fica mais nítido e os descasos e casos só amentam.

Vamos conhecer 10 formas de não ser um turista mala e mal-educado, e saber o que evitar, pois se você não sabe, aqui, você aprender.

1- Leve seu lixo para casa, se você puder, leve o que encontrar no meio da trilha também

Ao visitar qualquer lugar e levar sua farofa, traga seu lixo de volta para CASA, não é para deixar no lixinho perto do atrativo, traga dentro do seu carro e despeje no seu lixo residencial.

formas de não ser um turista mala
É tão simples…

2- Cumpra as leis ambientais e orientações do guias/condutores de turismo

Todo município têm leis ambientais que insere vários itens como lixo, barulhos sonoros e também a preservação do atrativo cultural e natural do destino. Então, respeite! Não espere ser multado, basta ser educado.

formas de não ser um turista mala
Conforme a lei!

3- Não interaja com animais, apenas observe e fotografe

Evite visitar zoológicos que não seja controlado por motivos de recuperação da fauna e flora. Não fotografe com animais e evite tocá-los. Pegar em bichos preguiças, tomar banho com botos, tirar fotos com cobras, jacarés, leões dopados e aves, torna você um turista mala, egocêntrico e mal educado. Existem formas de fazer, a OBSERVAÇÃO.

formas de não ser um turista mala
Sai! Mal – educado…

4- Evite comer e beber dentro dos rios, igarapés e lagos, a natureza agradece

Deixar cair restos de alimentos e bebidas, dentro de ambientes naturais desequilibra todo o ecossistema que há na região, em vez dos peixes se alimentarem conforme sua cadeia alimentar, ele vai caçar o dedão do seu pé, como acontece com as piranhas. Coma na areia da praia, se não tiver, coma no restaurante ou em casa mesmo. Bar molhado, só na piscina da sua casa, ou do clube.

formas de não ser um turista mala
Peixe: Vamos trocar os papéis para ver quem sobrevive?

5- Deixe seu carro no estacionamento e não coloque ele na areia da praia

As praias são formadas conforme o inverno e verão, e há vários animais que precisão dela para se reproduzir, como as tartarugas. Aos fazer “rally” nessas praias, você está poluindo, não só com óleo do veículo, mas também evitando reprodução dos animais. Deixe seu carro no estacionamento e vá fazer caminhada na praia, é bem melhor!

formas de não ser um turista mala
Sabe a diferença de estacionar na areia e no estacionamento?

6- Não leve sua caixinha de som, ninguém quer ouvir sua música

Seja o estilo clássico ou popular, ninguém é obrigado a ouvir sua música, principalmente quando alta. Os locais de natureza e públicos não foram feitos para compartilhar músicas altas, se tiver no ônibus, use fone de ouvidos em volume baixo; Se tiver no ambiente de natureza, deixe sua caixinha em casa, é a melhor opção.

formas de não ser um turista mala
Só é pequena, mas perturba um….

7- Se ninguém quer ouvir a música da sua caixinha de som, imagina da caixona de som do seu carro

Já não basta ser o turista mala que estaciona na praia e ainda coloca som alto com uma caixa de som estrondosa. Ninguém quer ouvir sua música em ambiente natural, deixe seu carro no estacionamento e não use som, seja ele baixo ou alto.

formas de não ser um turista mala
Ninguém aguenta…

8- Evite selfie em lugares perigosos e não entre na frente das fotos dos outros

A pior coisa é a busca por fotos perfeitas em lugares imperfeitos para ir. As pessoas, morrem e arriscam sua vida pelos ‘melhores’ lugares altos, lisos e perigosos, tudo, por curtidas e se não, não fazem fila ou respeitam a fila para a foto de monumentos, entrando na frente dos outros e atrapalhando o fluxo.

formas de não ser um turista mala
Um ciclo que nunca acaba,

9- Onde tiver muita gente, não vá, fique em casa que é melhor

Abertura do comércio, não significa que você está livre para ir a qualquer lugar a todo tempo e fazer o que fazia antes da pandemia. Nada acabou, a falta de empatia, quando as pessoas acham que já “não aguentam mais ” e tem que ir aonde e onde quiser, mesmo sabendo que o local estará cheio de turistas malas, como ele, impactando mais no atrativo turístico.

formas de não ser um turista mala
Melhor que morrer e matar os outros.

10 – Se você já pegou coronavírus, não seja o mala de dizer que já pode fazer tudo. Use máscara e lave as mãos.

Muita gente acha que porque já pegou o vírus, está livre. Engana-se, ainda não há provas se você pode pegar ou não outra vez. E mesmo se você não pegar, pode ter com você e transmitir para alguém que não teve ainda. Seja em qualquer lugar turístico que visitar, use máscara e continue lavando as mãos, protejam quem estar ao seu redor.

formas de não ser um turista mala
Não se finja de esquecido.

Essas são as formas de não ser um turista mala. Tem mais? Deixe seu comentário abaixo.

SIGA @JÔVIAJOU
 Passagem Promocionais
 Hospedagem Booking
 Hospedagem com DESCONTO o Airbnb
Seguro Viagem com DESCONTO
 Aluguel de Carros
 CHIP de Viagem
 Curso de Inglês para Viajantes
 Curso de Vinhos para viajantes

(Visited 42 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.