10 Patrimônios Históricos em BV, pra SURPREENDER você

Boa Vista, que poucos conhecem, tem patrimônio histórico sim!

A Lei nº 378, de 1937, no governo Getúlio Vargas, criou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão que tem como principal meta proteger e preservar os bens culturais do país, marcando a assim o 17 de agosto como o Dia do Patrimônio Histórico.

Atualmente, BV tem 128 anos, é isso aí BV tem muita história e cultura que muitos não conhecem ou ousam dizer que aqui não tem.

O modo como vemos as coisas, sabemos e como as percebermos, que faz toda diferença ao dizer o que conhecemos ou não, como pode alguém dizer que uma cidade de 128 anos não tem história ou patrimônio? As vezes a gente não quer ver mesmo, vai saber…

Agora você vai conhecer um pouco do patrimônio histórico dessa cidade e garanto que você vai se SURPREENDER.

Sabe aqueles lugares que passamos e não fazemos a mínima ideia qual é a história? Então, imagina você conhecendo esses lugares no ambiente de luxo onde pode desfrutar de tudo no maior conforto?  Vou falar pra você, 10 lugares no centro histórico de BV que não pode deixar de conhecer, mas não é só conhecer, é como conhecer.

Em homenagem ao dia Patrimônio Histórico te apresento esse serviço para você conhece um pouco da história de BV.

Um citytour luxuoso com muita história e cultura só a Panorama Limosine e a @jôviajou apresenta pra vocês!

Vamos conhecer?

1 – Igreja Matriz

Criada em 1892 pelos monges beneditinos, foi a primeira paróquia do município do Rio Branco. A Igreja foi construída no local onde as frades carmelitas haviam fundado uma pequena capela em 1725.

IMG_5247
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

2 – Praça Barreto Leite

Construída na gestão do governador Hélio Campos, em 1964, localiza-se no Centro Histórico de Boa Vista, de frente para o Rio Branco, e próxima ao porto de cimento, por onde se dava o fluxo das autoridades e pioneiros que aqui chegavam.

BARRETO LEITE 1
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

3 – Casa do Coronel Bento Brasil

Edificada em 1892, em estilo neoclássico, abrigou uma das primeiras famílias a chegar ao Rio Branco, quando a região ainda pertencia à província do Grão-Pará. Este prédio é bastante significativo para a história e Boa Vista/RR.

IMG_5270
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

4 – Monumento aos Pioneiros

Em homenagem aos pioneiros habitante que desbravaram em embarcações realizando grande aventura pelos rios em busca de uma nova terra e muitos realizaram seus sonhos construídos suas família, sua edificação foi feita em 1996 pelo artista plástico Luiz Canara.

IMG_5274
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

5 – Orla Taumanan

Píer construído às margens do Rio Branco, perto do antigo porto de cimento local onde desciam as principais embarcações da época, fica ao lado do centro histórico de Boa Vista/RR. Composta por duas plataformas suspensas, a Orla abriga quiosques com opções diversas de alimentação e possui palcos para shows ao ar livre, sendo uma opção de lazer oferecida è população local e aos turistas. Para quem não sabe, Taumanan significa “Paz” em Macuxi.

IMG_5229
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

6 – Muro do antigo Mercado

Localizado ao longo de rua Floriano Peixoto, o muro foi construído nos governo de Ene Garcez e Felix Valoir em 1945 com finalidade de definir a orla fluvial de Boa Vista e integrar o rio Branco da cidade.

Crédito de Imagem: Romeu Lima.

7 – Réplica da Intendência

Construída originalmente no início do século XX, a Intendência foi sede da primeira administração municipal. Posteriormente, funcionou como cadeia.

IMG_5277
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

8 – Meu Cantinho

Foi a primeira fazenda particular de pecuária à margem direita do Rio Branco, tendo sido fundada em 1830 pelo capitão Inácio Lopes de Magalhães.

MEU CANTINHO
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

9 – A Prelazia

Construída em 1907, o prédio da Prelazia pertencia à Ordem dos Padres beneditinos. Em 1946 passou a funcionar como sede administrativa do recém-criado Território Federal do Rio Branco, e hoje pertence a diocese de Boa Vista, o prédio apresenta característica Barroca.

IMG_5257
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

10 – Garimpeiro

Garimpeiro é um monumento  feito em homenagem ao Garimpo/Garimpeiro, símbolo da economia do Estado nos anos 60.

IMG_5260
Crédito de Imagem: Romeu Lima.

Ficou com gosto de conhecer mais? Saiba como adquirir o citytour com as informações abaixo.

Para adquirir o Panorama tour, basta ligar para (95) 99964-7098 e agendar seu citytour com a @jôviajou! Vai deixar de conhecer BV nesse luxo?

DIA 17 DE AGOSTO, dia do PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Siga insta @jôviajou

Fanpage: /jôviajou

(Visited 311 times, 1 visits today)

5 pensamentos em “10 Patrimônios Históricos em BV, pra SURPREENDER você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.