O que saber antes de morar em Boa Vista/RR? Veja neste post quase tudo o que você precisa saber antes de viver em BV city.
Conheça as características dessa cidade e suas vantagens e desvantagens de viver aqui.
Boa Vista, localizada mais ao extremo norte do Brasil é uma das menores capitais do país.
Há aqueles que amam a cidade e outros que não suportam. Não chega a ter nem 500 mil habitantes. E é distante de tudo, quando se trata de geografia.
Listamos 10 coisas do que saber antes de morar em Boa Vista/RR. Vamos saber!

1- É Roráima ou Rorãima?
Ao chegar aqui, evite falar Rorãima, a gente odeia. Já venha treinado, é RorÁima.
A gente sabe que tanto faz, na língua portuguesa, mas é melhor se acostumar, que vão te “corrigir”.
Para saber mais sobre educação, saúde e segurança em Roraima
2- Aqui é tudo longe, mas tudo perto
O lugar mais longe para ir dentro de Boa Vista demora entre 30 e 40 min, e você terá as avenidas largas, planas e retas para chegar a um ponto.
Assim, ficar perto, mesmo sendo a capital mais distante do país.
E por falar nelas, as distâncias são as melhores coisas de Boa Vista. Tudo fica bem perto. É o que sempre dizem os moradores.
O trânsito não é complicado, mas o transporte público é deficiente e precário, em preço e qualidade.
Por conseguinte, prepare-se para esperar horas na parada de ônibus. Aqui, ou se anda de ônibus ou Lotação (táxi local que lota e te deixa em pontos das principais avenidas da cidade).
Há muita moto na cidade e ter carro não é luxo por causa do clima. Uma nova opção são os aplicativos de transportes.
3- As coisas são caras, mas também são baratas

A comida, roupas e outros serviços, são caros mesmo, mas sair a noite para um bar ou com a família na praça, pode ser mais barato que outras cidades.
O custo de vida de Boa Vista é bastante alto ou não. Um chopp custa, em média, 5 reais; um ingresso de uma boate, 15 a 30, reais; o bilhete de transporte público, 3,75 reais e Lotação 4,50 reais; uma hora de estacionamento no centro, 0 reais, a gente tem rua pra estacionar e ninguém vai arrombar seu carro; diária de uma faxineira, 100, reais; cinema, 12, reais; aluguel, 1200, reais; parcela mensal do ensino médio, 850, reais.
4- Aqui o povo só anda em carro “grande”
Acredite, ter um carro “grande” aqui, é mais barato que em muitos outros estados, além de ter um a diesel, ajuda a economizar no combustíveis. Você ainda pode curtir os sítios, fazendas e fronteiras sem quebrar a suspensão do carro.
Isso se dá porque Roraima tem a Zona de livre comércio que desconta impostos em carros pick-up e se você comprar com um CNPJ, o valor fica ainda mais barato, nem vou falar do PNE.
Além disso, ninguém vai dizer que você é rico só porque tem uma, pois aqui a maioria tem.
5- Os melhores Bairros para viver

Em Boa Vista, o pessoal diz que os melhores bairros para viver, é na zona leste da cidade, são os bairros Caçari, Paraviana, Canarinho e São Pedro. Mas saiba, que nesses, você vai pagar mais caro e mais impostos em tudo.
Mas se você quer morar bem localizado, com segurança e pagando o imposto justo, sugiro os bairros da zona norte: Aparecida, bairro dos Estados e São Francisco; Também há a zona Oeste: Mecejana e Cinturão Verde.
Os bairros mais universitários são os Pricumã, Jardim Floresta, Mecejana e Aeroporto.
Os bairros menos indicados: Buritis, Nova Canaã e Tancredo Neves, algumas regiões são alagadas no inverno e pouco seguras.
O Bairro Caimbé: por questões sociais e de segurança em algumas ruas e regiões é o menos recomendado.
6- Economia do Contra-cheque

Aqui a maioria é servidor público. É a economia do contra-cheque. Você só gasta ou vende melhor no inicio do mês.
As oportunidades de trabalho e emprego são bem limitadas em Boa Vista. Aqui praticamente não há industrias e poucas empresas do país possuem representações na capital. Ou você trabalha como funcionário público, no comércio ou é autônomo.
Conheça mais sobre Morar em Roraima
7- Vamos almoçar em casa
As opções de comida em Boa Vista são mais regionais, como peixes e de origem nordestina.
Não dá para dar uma volta ao mundo experimentando os pratos típicos de lugares do mundo inteiro, mas você vai encontrar comidas, japonesa, árabe, chinesa, nordestina, mineira, fast food, italiana e inúmeros outros tipos de pratos da gastronomia local.
No intervalo do trabalho, a gente costuma voltar em casa para almoço.
8- Vida noturna agitada
O que dizer da cidade que o povo adora comer fora no fim de semana e no meio da semana também, mesmo almoçando em casa.
Na cidade há bares, boates e restaurantes de várias categorias, isso vai desde da pizza do fim de semana, a sopa da semana, mesmo quente, tomamos sopas. A música que predomina na região é o forró, sertanejo, reggaeton e rock.
9- A cidade é plana e com lavrados
Apesar de vivermos na Amazônia, em Boa Vista, o que predomina é a savana e campinaranas, ou melhor, o lavrado, como chamamos por aqui.
Se você ao pousar em Boa Vista e não ver a floresta Amazônica, não se assuste, são só lavrados planos. Nossas florestas ficam ao sul do estado de Roraima.
10- O clima é extremo

2 pensamentos em “Morar em Roraima: 10 coisas para saber antes de morar em BV”
Boa tarde! Sou do Rio de Janeiro e tenho uma oportunidade de ir morar em Boa Vista. Gostei muito das informações que li aqui, mas gostaria de saber como a cidade está com a chegada dos imigrantes venezuelanos, questão de saúde pública e privada e até mesmo a criminalidade.
Se puder responder agradeço!
A parte dos imigrantes já está mais controlada, no começo, sem abrigos era mais grave. A saúde pública é bem precária, mas é igual ao Rio de janeiro ou posso dizer, Brasil. Mas os posto de saúde da capital são bem estruturados. Na parte da saúde particular, há a falta de vários profissionais em muitas áreas, e os que tem, não são tão bons. A insegurança aumentou, mas nada comparado ao rio de janeiro. Tem um post falando sobre isso aqui também.