Blog de Turismo – Eu fui, irei e estou…

Morar em Roraima: empregos, saúde e vantagens e desvantagens

Vamos conhecer os desafios de morar em Roraima.

Empregos, vagas e profissionais que faltam em Roraima

Roraima é um estado cheio de crises e ainda não superou a crise recente pela qual passou com desvios absurdos de verbas do último governo, migração e a crise da pandemia e se reflete na taxa de emprego e desemprego.

Morar em Roraima: emprego

Com tudo isso, falta trabalho para os moradores e para os imigrantes.

Se por um lado os prestadores de serviços precisam de mão de obra qualificada, por outro lado não tem, e os imigrantes, por falta de regularização de certificação de escolaridade acabam sendo impactados e ocupando vagas do terceiro setor e que muitas vezes ainda não estão adaptados ao idioma.

Para os imigrantes que estão chegando agora, o melhor caminho é ir em busca de vagas no terceiro setor e ongs, além de acessar o SINE, que ajuda a ocupar vagas em vários setores.

Às vezes também é possível que a empresa contrate imigrantes devido ao incentivo fiscal que o governo deu para contratação de estrangeiros com carteira assinada, porém algumas empresas, como as de supermercados, demitem brasileiros e admitem estrangeiros para obter tal benefício, aumentando desemprego local.

Essas oportunidades de trabalho são em supermercados, restaurantes, como garçons, recepcionistas, trabalhos freelancer como professores de espanhol, que se emprega por um lado, desemprega por outro.

Como falei anteriormente, a mão de obra qualificada é muito escassa em vários setores da economia.

E muitas pessoas não se submetem a trabalhar em empresas que empregam em vagas de subempregos, já que não há grandes empresas e indústrias para o crescimento profissional e ficam a mercê de cargos públicos comissionados e temporários, sejam eles seletivado ou por indicação política, e que mesmo concursados recebem algum tipo de gratificação em comissão por algum cargo de confiança.

Então os empregos ficam divididos entre os subempregos temporários oferecidos pela iniciativa privada e o emprego público, seja ele comissionado ou concursado.

As oportunidades, são várias, mas não há a qualificação necessária como um segundo idioma para tal função, seja ela pública ou privada.

Direito a saúde pública em Roraima

A partir do momento em que você pisa no Brasil, você tem direito a saúde pública no País pelo SUS.

Morar em Roraima: emprego

Em Roraima, há hospitais estaduais, onde os principais, HGR e maternidade, ficam na capital administrado pelo estado, e o hospital da criança e postos de saúde administrado pelo município, todos esses, na capital.

Nos outros municípios, não é diferente, há postos de saúde e hospitais, e no Município de Rorainópolis há o segundo principal hospital do estado.

Caso contrário, deverá fazer um plano de saúde privado que além de Roraima ser bem ruim, há poucos profissionais qualificados em várias áreas. Os planos de saúde não te dão opções e muitos nem tem determinada especialidade, por mais que você pague o melhor plano nacional do país.

Alguns planos de saúde privados que funcionam são, UNIMED e GEAP, os outros, como Amil, Bradesco, Caixa, Fusex sendo de empresas, e empresas públicas e militares, que também deixam a desejar, com a carência de vários serviços e profissionais.

Na cidade, há muitas clínicas particulares onde o preço de uma consulta é em média R$ 300,00.

Outros convênios de consultas médicas com desconto também existem, como o Hospital da Mulher.

planos odontológicos em grande quantidade e descontos, mas faz-se necessário verificar a qualidades das clínicas e serviços.

Como é o clima em Roraima?

Para um brasileiro ou imigrante com malas prontas para viver em Roraima, posso falar especificamente para quem vem sudeste, sul e fronteiras do estado, pode ser sempre um ponto de desconforto ao chegar em Roraima, principalmente durante o verão.

Morar em Roraima: emprego

Em Roraima você vai curtir apenas duas estações do ano, vai ter as clima agradável no inverno, quando há muita chuva e o clima na capital chega a 25ºC com muitos raios e trovoadas.

E aproveitará as praias e banhos de água doce no verão, querendo escapar do calor, onde o calor é mais forte. O extremo do clima é claro.

No sul é mais úmido e quente, no norte do estado é mais frio e seco.

Vantagens e desvantagens de morar em Roraima

A desvantagem de morar em Roraima é que você estará morando no lugar mais distante da sua casa.

Morar em Roraima: emprego

O que requer um esforço a mais em tudo o que for fazer, alias, para pegar o ritmo tranquilo daqui não é difícil.

Por mais tempo que você viva em outro estado ou país e por mais inserido que esteja, a sua cidade e costumes são outros, sua história começou a ser escrita em outro lugar e você se sentirá sempre como um imigrante e deve estar de braços abertos para adaptar as diferenças, assim facilita sua adaptação.

Outro é o clima, que é muito quente e poucos se acostumam com a alta temperatura do estado.

A vantagem de morar em Roraima é que você terá a oportunidade de conhecer a cultura indígena, nordestina e agora venezuelana.

Lugares cheios de história e conviver com pessoas de todas as partes do Brasil, principalmente nordestinos e aproveitar as belezas naturais de Roraima, presente nas savanas e serras.

Viver em outro estado é ter a oportunidade de aprender mais sobre o seu próprio país, o vendo de fora e de conhecer novas culturas e oportunidades.

Dicas para preparar a mudança

Antes de se mudar para Roraima ou para qualquer outro estado ou país é importante preparar-se.

Morar em Roraima: emprego

Não basta fazer as malas, jogar os móveis no carreto e pronto. Pense, principalmente, na parte de aceitação e oportunidades que poderão surgir nessa nova morada.

Por exemplo, se estiver pensando em estudar em algum momento, reconheça que estará longe da família e de casa, mas que fará novos amigos, mesmo aparecendo alguns perrengues no inicio.

Se você é imigrante, e vem da Venezuela, Guiana ou de qualquer outro país, todos os diplomas que tem no seu país, faça as traduções e deixe tudo preparado.

Uma vez fora de casa, fica tudo mais difícil e mais caro. Traduzir no Brasil fica mais caro que na Venezuela e Guiana para tentar validar seu diploma aqui.

Cuide para que todos os documentos brasileiros estejam em dia e que não fique nada pendente para ter que voltar correndo para casa.

Assim que chegar, seja refugiado ou não, faça seu CPF, se for o caso, de morar e estude seus direitos e principalmente deveres.

Para onde for e se mudar, o planejamento é a chave do sucesso para quem pretende morar em Roraima, um lugar bem distante e diferente de todos, pode ser a diferença entre conseguir e querer ficar em Roraima ou ter que voltar para sua cidade e não cumprir o que pretendia.

Por isso, coloque os pés no chão e planeje tudo, mesmo que vocês venha estudar por 4 anos, ou para trabalhar por 2 anos, pesquise o máximo que você puder. Isso vale para qualquer lugar do mundo.

Seja Bem-Vindo a Roraima e espero ter ajudado. Se houver dúvidas, deixe seu comentário abaixo. #ConheçaRoraima

Veja mais o que fazer em Roraima: 
O que fazer em Roraima: cidade de Normandia
O que fazer em Roraima: cidade de Mucajaí
O que fazer em Roraima: Serra do Tepequém – Amajari
Paracaraima/RR: Bate e Volta na Boca da Mata
Iracema/RR: Bate e Volta em Campos Novos
Uiramutã/RR: Belezas intocadas ao Turismo desejado
Dez POSTs para conhecer mais Boa Vista/RR – 130 anos

 

SIGA @JÔVIAJOU
 Passagem Promocionais
 Hospedagem Booking
 Hospedagem com DESCONTO o Airbnb
Seguro Viagem com DESCONTO
 Aluguel de Carros
 CHIP de Viagem
 Curso de Inglês para Viajantes
 Curso de Vinhos para viajantes

(Visited 21 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.