Como ir para o Salto Angel pelo Brasil: O paraíso das cachoeiras

Já conheceu a Maior Cachoeira do Mundo?

Foram 10 dia de Expedições na região do Setor II – Kamarata-Kanaimö, localizado no Parque Nacional Canaima – Gran Sabana – Venezuela.

Antes de iniciar o post vou falar como e de onde vocês podem visitar o mais conhecido Paraíso das Cachoeira – Salto Angel – Venezuela.

A convite da Clube Native, agência de receptivo de Roraima e especializada em Gran Sabana /Venezuela, passamos 10 dias na região do Setor II – Kamarata-Kanaimö conhecendo seu próximo destino de aventura, região de Canaima.

WhatsApp Image 2019-09-27 at 09.08.59
Toda equipe da Fantrip.

Com quem ir?

Para ir a esse paraíso, você deve contratar os serviços de receptivo de uma agência do Brasil, a Clube Native que fica localizada em Boa Vista – Roraima –  Brasil e te dará todo o suporte no roteiro do inicio ao fim.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 13.03.16
Equipe da Frantrip

Como ir?

Para ir ao Salto Angel pelo Brasil, faz-se necessário chegar primeiramente a capital do Estado de Roraima, Boa Vista, no norte do Brasil

Como chegar?

Para chegar a capital, há duas formas, aéreo ou terrestre. Aéreo você desembarca na capital Boa Vista com as companhias aéreas Latam, Gol ou Azul. Somente essas três operam em Boa Vista com voos diurnos e noturnos. A outra opção é de transporte terrestre pela BR-174 que liga a capital do Amazonas, Manaus a Boa Vista em seus mais 900km e duração de 10 a 12 horas de viagem. Você pode alugar um carro ou chegar a capital de ônibus, com as empresas Eucatur ou Amatur. Essas são as principais viações do Estado.

Após chegar a capital, Boa Vista, você pode ficar um dia conhecendo a cultura local e aproveitando a city, antes de pegar o transfer para a fronteira com a agência Clube Native, ou se planejar para ir direto, caso os horários de voo coincidem com a dos roteiro. Sugiro que fiquem um dia em Boa Vista para se recuperar do jet lag , degustar da culinária do norte e descansa  da longa distância de 3h23 de voo saindo de Brasília no último trecho do seu voo. Se você  é de Manaus ou fizer conexão por lá, leva apenas 1h de voo até a capital Boa Vista.

Vamos conhecer a região um pouco…

Quando ir?

A região é linda em qualquer época do ano, mas sabe-se que cachoeiras ficam mais lindas em época de inverno. Então, os meses entre maio e agosto possuem maiores incidências de chuvas, o que nos possibilita vê-la com um maior volume de água, além de facilitar o deslocamento pelo rio, meses considerados melhores para realizar a expedição.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.31.32
Salto Angel – A noite

Quais documentos precisam?

Apenas RG com foto atualizada ou passaporte dentro da validade. Se tiver em dias com a carteira de febre amarela, sugiro que levem, apesar de não cobrarem na fronteira.

Mas o que é Salto Angel?

Primeiro você deve saber que o nome verdadeiro e indígena é o KÖREPA KUPAI WENA, turisticamente conhecido como Salto Angel, fica localizado no norte da Venezuela onde há vários tepuys (mesas), um mais maravilhoso que o outro.
O Salto  Angel possui 976 metros de altura, sendo a mais alta cachoeira (salto) do mundo e muito cobiçado por turistas e aventureiros de todo o mundo. Sua queda d’água é simplesmente inacreditável, tão forte e ao mesmo tempo tão delicada que ao chegar ao solo parece que se transforma em nuvens.

Guias no Salto Angel.

Onde fica o Salto Angel?

O Salto Angel é localizado no  Setor  II – kamarata -Kanaimo – Parque Nacional Canaima – Gran Sabana na Venezuela, o parque é considerado o sexto maior parque nacional do mundo, possui belezas exuberantes regadas de tepuys, rios, lagoas, cachoeiras, selvas e savanas. Uma floresta de riqueza imensurável em fauna e flora, onde podemos observar plantas e animais endêmicos. Cheio de histórias e lendas indígenas, podemos conhecer sua cultura, participar de rituais de dança, apreciar seus lindos artesanatos e sua culinária.

WhatsApp Image 2019-10-02 at 19.30.22
Salto Angel visto no início da trilha.

Agora vou te mostrar um roteiro de 4 dias e 3 noites oferecido pela Clube Native, que eu tive a experiência de vivenciar.  

O roteiro é saindo de Boa Vista/RR via terrestre (transfer) 210km até a fronteira na cidade de Pacaraima/RR e mais 15km até a cidade de Santa Elena de Uiarén  na Venezuela. Depois seguimos de avião fretado saindo de Santa Elena até Canaima.

Como é o Roteiro?

O roteiro é dividido em 4 dias, e sugiro aos aventureiros e aventureiras uma semana por aqui, para aproveitar mais Roraima.

O primeiro dia, o traslado Boa Vista/Santa Elena de Uairén sai  ás 15h00 de Boa Vista serão 3h de viagem, com chegada estimada para ás 18h.  O percurso até a fronteira são de 230km, você vai desfrutar da savana roraimense e ver muitas comunidades indígenas e ao longo do caminho a conhecer a fronteira terrestre Brasil/Venezuela.

O itinerário é até a pousada  onde irão pernoitar. Nessa primeira noite, o jantar e café do outro é por sua conta, não estão inclusas no pacote. A pousada conta com um restaurante com pratos á la carte com diversas opções de valores para você. Então já separa o money (em real mesmo) do primeiro dia da janta e do segundo no dia seguinte.

IMG_20190916_092225792_HDR
Frente ao aeroporto de Santa Elena.

Após descansar , no segundo dia saímos de Santa Elena/Canaimo. 

Após o café da manhã, traslado da pousada para o aeroporto de Santa Elena e seguir voo até Canaima.

IMG_20190916_102625891
Dentro de Aeroporto.

Durante o voo que dura cerca de 45min a 1h, você pode desfrutar do tepuys vistos da janela do avião.

No aeroporto há a instrução de voo, pesa-se as bagagens, passa pelo raio-x ou fiscalização e aguarda o avião.

Pista de decolagem – (Santa Elena)
Pista de Pouso (Canaima)

Após ficar encantado com os tepuys vistos da janela, o pouso é feito no aeroporto de Canaima.

Tepuys no Mirante
Tepuys visto das canoas e navegação ao longo do caminho – Ayuantepuy.

Ao chegar em Canaima, a recepção é toda realizada por guais locais.

Guias e recepção.

Onde se hospedar?

Depois há o transfer até a Pousada que irão ficar a Waka lodge onde é servido um coquetel de recepção.

 

IMG_20190924_112258002
Recebendo o drink na recepção.

No mesmo dia, acontece o tour e passeio de canoa pela Laguna de Canaima

O passeio é pala Laguna de Canaima e depois seguimos para o Salto Hacha e Salto Sapo localizado a frente do hotel.

WhatsApp Image 2019-10-23 at 16.31.03
Vista do Woka Lodge.
IMG_20190924_132936384
Woka Lodge
Por baixo do Salto Hacha  

No mesmo passeio tem o jantar e pernoitamos no Woka Lodge – Jantar e pernoite.

Dia 3 – Lagoa de Canaima/Salto Angel/Acampamento de selva

No terceiro dia, após o café da manhã começamos uma viagem de canoa pelo Rio Carrao, durante o percurso podemos contemplar a beleza do Ayuantepuy.

A caminhada dura aproximadamente 4 a 5 horas de canoa, com parada para almoço na Ilha Orquídea e parada no destino final  será a ilha de Ratoncito onde paramos no acampamento de selva para deixar bagagem.

 

Depois seguimos para  a trilha com duração de uma hora pela selva, com destino ao Mirante Laime

IMG_20190923_103832728
Trilha para o Salto Angel.
Guia falando das histórias na trilha do Salto.
canaima_galeria_06
Eu no cipó!
Mirante do Laime

Mirante Laime  (PIAIMÖ ENETOK) onde será possível admirar o Salto Angel e ver sua imponente queda d’água por completo, esse momento será destinado para fotos e contemplação.

Mirante

Descida do Mirante Laime até o Poço Salto Angel, hora de aproveitar e tomar aquele banho gostoso;Trilha de volta até o acampamento de selva com vista para o Salto Angel, a pernoite será em redes.

Poço Salto Angel
Poço Salto Angel

Dia 4 -Volta

Após o café da manhã hora de retornar a comunidade Canaima, com visita às tendas de artesanato, onde há artesanatos indígenas vendidos a dólar e real e pegamos o voo de  Canaima – Santa Elena com chegada estimada para ás 13h.

Aeroporto

Depois há o traslado do aeroporto de Santa Elena – imigração – Pacaraima (Brasil) e há o almoço em Pacaraima (não está incluso). Depois seguimos para Boa vista com o traslado Pacaraima- Boa Vista, chegada em Boa Vista em torno de 19:00h a 20:00h.

Fantrip: Sector II – Kamarata-Kanaimö

Agência: @clubenative e @roraimaygransabana
Organização: @cap.gral.kam.kan @antoniohitcher
Local: @tierradetepuyes
Hospedagem:  @wakulodge e algumas comunidades indígenas.

Fotos: @joviajou; @gildo_junior; @thiagosphoto;  @antoniohitcher;

 Agradecimento: @clubenative 

Siga insta: @joviajou

Vai viajar? E precisa de SEGURO Viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.
Faça sua Reserva no AIRBNB. Clique aqui!
Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança.Clique aqui!
Garanta seu Chip de Viagem Internacional. Clique Aqui!
(Visited 202 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.