Coronavírus: o que fazer com minhas passagens aéreas?

As três principais aéreas do Brasil,  flexibilizaram suas políticas de alteração, remarcação e e cancelamento de passagens aéreas nos voos domésticos e internacionais, tudo isso devido à pandemia de COVID-19 – Coronavírus. 

Lembrando que as regras podem mudar conforme anúncios das empresas. Em ordem alfabética vamos vou mostrar as regras.

A Azul em seu site afirma:

Voos Azul

Se você receber uma comunicação por E-mail ou SMS informando que seu voo sofreu alguma alteração, deve-se utilizar os canais digitais para confirmar a nova opção.

Se tem algum voo marcado para daqui a cinco dias ou mais, aguardar uma comunicação dos nossos canais digitais. Você pode acessar o Minhas Reservas para consultar a situação do seu voo.  

A AZUL está acompanhando de perto a disseminação do coronavírus e seguindo as orientações dos órgãos de saúde (ANVISA, Ministério da Saúde e OMS). Para informações sobre as medidas de prevenção, bem como sobre os locais afetados, acesse o site dos órgãos indicados acima.

Seguem as regras de remarcação e cancelamento que estão sendo aplicadas pela AZUL neste momento:

Voos Domésticos

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos domésticos operados pela Azul previstos para data de até 30 de setembro de 2020 poderão alterar ou cancelar seu voo:

  •  Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração porém sujeito à diferença tarifária se houver desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 
  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxa de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)

Voos Internacionais

Atenção: Estas regras de flexibilidade também valem para as novas reservas realizadas para voar no mesmo período.

Clientes com voos AZUL com destino de/para Lisboa ou Porto, Estados Unidos e América do Sul previstos até o mês de setembro de 2020, poderão alterar ou cancelar seus voos. Confira as regras, abaixo:

  • Alterações: você poderá alterar a data do seu voo sem incidência de taxas de alteração desde que o novo voo seja realizado até 30 de setembro de 2020. 
  • Pedido de cancelamento: você poderá cancelar sua reserva sem custo de taxas de cancelamento, deixando o valor como crédito na Azul para compras futuras (validade do crédito: 01 (um) ano a contar da data da emissão do bilhete cancelado, sendo o valor pessoal e intransferível.)  

Reservas realizadas em Agências de Viagens entre em contato com as mesmas para realizar os procedimentos de alteração.

Para mais informações entre em contato com a nossa Central de Atendimento (11) 4003-1118.

Para reservas em Pontos ou Pontos+R$, ligue para (11) 4003-1141.

Já a GOl, afirma que para não ter dor de cabeça com as passagens:

A flexibilização das políticas de remarcação e cancelamento de viagens nacionais e internacionais, em voos operados pela GOL ou em conexão com companhias parceiras.

A Companhia segue com as operações, cumprindo os mais rigorosos padrões de segurança e confiante na mudança deste cenário. Mas se você optar por não viajar neste momento, confira as orientações para voos nacionais e internacionais marcados para até 14 de maio de 2020:

Cancelamento e crédito

Você poderá cancelar sua viagem e manter o valor em crédito para voos futuros. O valor estará disponível integralmente por um ano, a contar da data da compra;

Remarcação

Se preferir, poderá remarcar sua viagem para qualquer período dentro de 330 dias, a contar da data da compra. A taxa de remarcação não será cobrada, incidindo apenas a diferença entre as tarifas, se houver;

Cancelamento e reembolso

Ao optar por cancelar sua viagem e solicitar reembolso, não haverá taxa de cancelamento. Contudo, a taxa de reembolso poderá ser cobrada, dependendo da regra da tarifa escolhida.

Compre com tranquilidade

Caso queira adquirir uma passagem, as políticas de cancelamento e remarcação descritas acima serão aplicadas para voos até 14 de maio de 2020.

A GOL sugere que realize as modificações do seu voo e obtenha mais informações em canais digitais, voegol.com.br e App GOL. A Central de Relacionamento com Cliente 0300 115 2121 também estará à disposição, e priorizará os Clientes com voos marcados em até 72 horas.

E por último a LATAM diz que:

A LATAM está trabalhando para que você possa viajar com tranquilidade, foi adotado mais flexibilidade na política de alteração de data de voo e/ou de destino.

Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos países abaixo, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, você poderá:

Como medida para conter o surto de coronavírus em seus países, os governos de Equador, Argentina, Colômbia, Peru (a partir de 23h59 de segunda-feira, 16 de março, por 15 dias), Israel, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e de alguns países europeus anunciaram que a entrada de estrangeiros estará suspensa por vias aéreas, marítimas e terrestres. Diante dessa situação, a LATAM Airlines está  flexibilizando regras para seus passageiros.

Se você tem uma passagem internacional com origem ou destino nos países acima, com data de voo entre 9 de março e 31 de maio de 2020, você poderá:

  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas e sem diferença tarifária, para voar até 31 de dezembro de 2020;
  • Reprogramar uma vez a data do seu voo, sem multas, mas sujeito a eventuais diferenças tarifárias, para voar após 31 de dezembro de 2020;
  • Fazer uma alteração de origem ou destino, sem multas, sujeito a eventuais diferenças tarifárias e à validade do seu bilhete;
  • Pedir o reembolso, sem multas, do seu bilhete e de serviços associados a ele, desde que nenhum trecho tenha sido utilizado.

Adicionalmente, estão adotando flexibilidade especial para passageiros que tenham viagens com origem ou destino nos países com restrições de entrada.

A Latam habilitou uma página especial no site LATAM.com para que você possa reprogramar as suas viagens conforme as políticas de flexibilidade que desenvolvemos em meio à crise da covid-19.

Se você tem um voo entre os dias 17 de março e 31 de maio de 2020, dentro o para um país com fechamento de fronteiras ou declaração de estado de emergência, você pode realizar a sua alteração diretamente pela internet.

Para saber mais detalhes, acesse o ANAC.

Quando tudo voltar ao normal, faça sua reserva aqui!

Siga insta: @joviajou

Vai viajar? E precisa de SEGURO Viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.
Faça sua Reserva no AIRBNB. Clique aqui!
Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança.Clique aqui!
Garanta seu Chip de Viagem Internacional. Clique Aqui!

Passagens Promocionais.Clique aqui!

(Visited 48 times, 2 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.