Durante o ano de 2018 viajei bastante, disso não posso questionar, mas o último lugar que viajei no Brasil me fez render novas descobertas e novos amigos.
A agência de receptivo de vitória AVES – Aventureiros do Espírito Santo, convidou a Jô Viajou para conhecer o Espírito Santo e suas belezas por meio dos seus serviços.
A saga: Dia 14/11, sai de BV às 20h de ônibus em direção a Manaus, após 11h de viagem cheguei 6h20 na rodoviária. Seguindo a conexão fui pra casa de amigos e aguardei o voo até às 15h. Após isso peguei o voo de Manaus a Guarulhos e cheguei 23h30.
Aguardei a conexão em Guarulhos para Vitória até às 4h e cheguei às 7h20 em Vitória, recebida pela Tainá do AVES, já dia 16. Essa demora se deu pois fiz compra trecho a trecho, já que estava mais barato.
Mesmo com a demora, o voo valeu a pena. Ao chegar em Vitória, fui para Vila Velha onde fiquei na casa de novos amigos.
Mas vamos falar o que interessa! ESPÍRITO SANTO!
Eu podia começar falando das características física e histórica desse estado, mas vou falar das minhas primeiras impressões.
O único estado que faltava pra conhecer no sudeste do Brasil. Sim, ES! Um estado que você não fazia ideia de como era, pelo simples fato de colocar RJ, SP e MG na sua lista de prioridades e esquecer dos outros.
Aí, você chega e simplesmente se surpreender com o lugar só em sobrevoar a cidade no pouso do avião.
Aquela primeira impressão de lugar quase desconhecido frente as principais capitais do Brasil e tão próxima e cheia de praias, cultura e história pra gente desfrutar e que de longe (literalmente) você nem imaginava… pois é, esse é o Espírito Santo e nesses posts vou falar sobre de Vitória, Vila Velha e um pouco de Serra, lugazinho cheio de praias que tive o prazer de conhecer, entre outros.
Hoje começo uma série de posts sobre o Espírito Santo. O primeiro, esse, será sobre Vitória. Vamos lá!
O pouso em Vitória é espetacular, escolha o seu lado esquerdo (no pouso) da poltrona pra avista a bela paisagem, na decolagem aviso que tem o seu lado direito (na decolagem) mais privilegiada.
Aos chegar em Vitória, desembarquei no seu novo e moderno aeroporto. O cheiro de construção, tinta e novo fluía no ar.
No primeiro dia já fiquei “abestada” com a capital. Encantada, fui conhecer a baía de Vitória e praias. Pra quê né!? Fui direto do aeroporto, podem perceber pelas roupas!
Conheci baía de Vitória e a terceira ponte que é a quinta maior ponte, em extensão, do Brasil. Foi construída para desafogar as duas primeiras pontes. Possui 3,33 km de extensão, vão principal com 70 m de altura e 260 m de um pilar ao outro, permitindo assim o acesso de navios de grande porte à baía de Vitória.
Depois da Baía, vamos de praia. A Ilha do Boi é uma da praias mais badaladas de Vitória e fica localizada em um dos bairros de Vitória. Como em Vitória, tudo é ilha, do lado leste da ilha faz divisa com a Baía de Vitória, como na foto acima que tem uma bela vista para Vila Velha e conseguimos ver: A terceira ponte, Morro do Moreno e o Convento da Penha. Quando a gente fala do lado oeste, é onde estão localizadas a praia grande e a praia da direita que ficam localizadas no bairro.
Ainda falando de praia, uma das mais badaladas também é a Curva da Jurema que fica entre a Ilha do Boi e a Praça dos Desejos, da praia, você ainda visualizar a ilha do Frade.
Na praia você encontra passeios como esportes à vela, barcos, lanchas além de uma ótima estrutura de quiosques para os turista com muito petisco capixaba. Se durante o dia tem praia, durante a noite é ponto de encontro nas calçadas, bares e muitos passeios nas ciclovias.
A mais urbanizada, sendo a principal praia de Vitória, a praia de Camburi, fica localiza entre três bairros e possui uma ótima infraestrutura para os turistas com um calçadão único para caminhadas.
A praia de Camburi é a única praia da cidade fica na parte continental de Vitória, sendo a maior praia da capital, com 6 km de extensão. É onde tem uma ótima estrutura hoteleira.
A praia, tem um espaço grande onde há grandes eventos esportivos, como torneios nacionais e mundiais de vôlei e futebol de areia e campeonatos de vela e outros esportes ao ar livre.
Além disso, tem o pier de Iemanjá que você caminha até a ponta e ver a estatua de Iemanjá e muito pescadores na beira do mar. A vista para a cidade de Vitória e ilhas, é linda e você ainda pode observar a fauna existente ao redor.
Você acha que acabou por aqui?
Siga insta: @joviajou
Siga insta: @avesvoandoalto
O post tem fins de apoio e parceria.