Blog de Turismo e Viagens – Cultivando Turismo e Cultura

O que fazer em Bourdaux em dois dias: Wine Road Trip nas Regiões de Médoc e Saint-Émilion

Em agosto de 2024, eu fiz uma road trip de dois dias com o amigo e pesquisador e especilista em enoturismo, Breno Menine,  pela região de Médoc e Saint- Émilion, que chamei de Wine Road trip. 

Vou falar para vocês como foi tudo. Se você é um amante do vinho e deseja visitar algumas das melhores vinícolas da França, uma viagem de dois dias pelas regiões de Médoc e Saint-Émilion é o roteiro quase perfeito, já que não temos tempo para conhecer todas. Na região tem belos castelos ou bodegas, além da bela paísagem dos vinhedos. 

No caminho, tiramos fotos de vários castelos e casarões. 

Com belas paisagens de vinhedos, vilarejos charmosos e bons vinhos, essa rota oferece uma experiência imersiva em Bordeaux. O primeiro dia passamos na região de Médoc e o segundo dia na região de Saint-Émilion.

Dia 1: Região de Médoc

1ª Parada: Château Siran (Margaux)

Antes da visita, almoçamos no restaurante em frente ao centro de informações turística de Margaux. Horário de Visita: Recomenda-se chegar pela manhã, por volta das 11h e almoçar na cidadezinha mesmo.

Entrada no almoço. 
Nosso almoço do primeiro dia.Bem em frente ao restaurante tinha a oficina de turismo, onde almoçamos antes de sair para o tour. Vou deixar uma observação aqui. Não tinhamos agendado nada, paramos na oficina de turismo de Margaux e a própria atende agendou para gente e fomos a duas vínicolas. A primeira às 14h e a segunda às 16h30 do mesmo dia, mas próximas uma da outra.
Por dentro da oficina há vinhos para comprar e mapas com orientação da atendente. Além disso, foram eles que marcaram o nosso tour das duas vínicolas. 

Entrada da vinícola Siran.

Recepção do Siran

Dentro  da oficina, há loja para compras.

No tour da família, há um mini museu com exposição das imagens dos contratos de compra e venda. 

No museu, todos os anos, um artista é selecionado para criar uma obra de arte que represente o tema mais marcante daquele ano. Essa arte será exibida nos rótulos das garrafas da próxima safra de vinho.

Por dentro da vinícola. 

A primeira vinícola foi a  Château Siran é conhecido por seus vinhos de Margaux, um dos mais renomados do mundo, na visita guiada não conhecemos de perto os vinhedos, somente o local de produção e a história, e, claro, tivemos 3 degustação de vinho.


Eu, degustando do vinho no tour

O local da degustação preserva alguns móveis e quadros de época. 

Mas de longe a gente olha todo o vinhedo. O valor da visita com guiamento foi  12 Euros com duração de uma hora no idioma espanhol.            

2ª Parada: Château Paloumey

Na entrada da Vinícola. 

Horário de Visita: Reservamos para o final da tarde, as 16h30.

Eles têm bons vinhos e uma bela vista do terraço para os vinhedos. Nesta conhecemos os vinhedos de perto, com visitas guiadas e degustações personalizadas de 3 vinhos.

O valor da visita com guiamento foi  15 Euros com duração de uma hora no idioma inglês no horário das 16h30, no final você vai à loja e compra o seu vinho de preferência depois dos tour.            No terraço.  O amigo Breno sempre perguntando sobre os vinhos.   Por dentro da vinícola. 

A relação da arte com o vinho é presente mais vez.  Dessa vez, quatro vinhos. 

Final do Dia em Médoc: Após visitar as vinícolas, fomos conhecer um pouco mais da região, visitamos o Fort Médoc, tem post e dicas sobre ele no blog e depois voltamos para Cenon, onde estávamos hospedados.  

No segundo dia, fomos conhecer a região mais fomosa de Bourdaux, Saint-Émilion. Passamos o dia todo por lá.

Dia 2: Explorando Saint-Émilion

1ª Parada: Centro Histórico de Saint-Émilione e Catacumbas de Saint-Émilion

Na entrada da cidade. No centro histórico.

Horário de Visita: Saimos de cada por volta das 9h e seguimos para o centro histórico de Saint- Émilon, conhecemos o centro histórico, que é Patrimônio Mundial da UNESCO e compramos o ticket das Catacumbas de Saint-Émilion e da vinicola. 

Centro histórico Patrimônio da UNESCO.

Vista do centro histórico e das vinícolas. 

Depois caminhamos pelas ruas de paralelepípedos, visitamos as Igrejas e fomos ao centro de informações turística, compramos o bilhere do catacumbas da igreja que começou às 14h e teve 1h de duração no idioma inglês e logo depois fomos a mais um tour de vinhedos que também tinhamos agendado na oficina turística da cidade, o Château de Chambrun.

Muita descida com pedras lisas.  Visita as igrejas.

Por dentro da igreja.

A primera visita foi na Catacumbas de Saint-Émilion. Por dentro não podemos tirar foto. A foto abaixo é da entrada. 

Saint-Émilion já havia demonstrado que era muito mais do que apenas suas vinícolas, mas o melhor ainda estava por vir. Fomos concherr as catacumbas, onde eram enterrados os cidadãos mais ilustres de Saint-Émilion, o clero e as crianças. Naquela época, acreditava-se que somente os indivíduos considerados “mais puros” pela sociedade poderiam ser sepultados ali. Ao visitar as catacumbas,  voce não deixa de olhar para cima, já que o cúpula tem muitas histórias.  O guia deixa bem claro cada passo. Os grupos são de 30 pessoas, e as vezes voês não concegue ouviar direito, já que tem muita gente. O valor da visita com guiamento foi  15 Euros com duração de uma hora no idioma inglês.

2ª Parada: Château de Chambrun e Château Moncets 

Depois da visita, almoçamos e visitamos algumas lojas de venda na cidade. E seguimos para a visitação da vinícola. 

Paisagens ao longo do caminho.  Château de Chambrun e Château Moncets 

Por dentro da vinícola. Degustamos 4 vinhos e dessa vez tinha o rose.

Esta vinícola oferece uma experiência de degustação diferenciada, com vinhos que expressam a elegância dos terroirs de Saint-Émilion. Aproveite para conhecer as práticas de vinificação sustentáveis usadas aqui. O valor da visita com guiamento foi  9 Euros com duração de uma hora no idioma inglês com 1hora de duração, no final você vai à loja e compra o seu vinho de preferência depois dos tour.            

Essa wine road trip oferece uma combinação ideal de cultura, história e vinhos. Mesmo não fazendo a reserva dos vinheidos, certifique-se de planejar suas visitas com antecedência, já que muitas vinícolas exigem agendamento prévio para as degustações. Aproveite cada momento dessa imersão no mundo dos vinhos.

Segue a gente no Instagram!

@joviajou

Já está pronto para explorar o mundo?

Benefícios incríveis:

✈️ Descontos em Voos: Economize dinheiro em passagens aéreas para destinos incríveis.

🏨 Tarifas de Hotel Exclusivas: Encontre os melhores hotéis pelo menor preço.

🎒 Seguro de Viagem: Viaje com tranquilidade, sabendo que está protegido.

💳 Cartão de Viajante: Obtenha seu cartão de transferência.

🚗 Aluguel de Carros com Desconto: Viaje com liberdade e flexibilidade, alugando carros a preços acessíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.