Aqui estão 10 dicas do que fazer em Girona, Catalunha.
Se você está pensando em dar uma escapada da sua rotina agitada, vou te contar sobre um destino que vai deixar seu coração batendo mais forte, como aconteceu com o meu: Girona! Esta cidade antiga é simplesmente linda, e eu vou te dar a lista completa do que não pode ficar de fora do seu roteiro.
Primeiro, dê um rolê (aprendi em São Paulo) pela charmosa cidade velha. Passe pelo antigo bairro judeu de El Call, dê uma olhada nas casinhas coloridas de Oñar à beira do rio e não perca a chance de ficar de queixo caído diante da imponente Catedral de Santa Maria. Acredite, essas são paradas obrigatórias para quem quer realmente conhecer Girona.
Antes de se tornar o destino conhecido que é hoje, Girona era meio que um segredo guardado a sete chaves, uma pérola escondida, onde o turismo de massa ainda não tinha dado o ar da graça. Uma cidade cheia de história e recantos encantadores para se perder, e o melhor? Fica pertinho das praias deslumbrantes da Costa Brava, sobre este post, vou fazer para o verão.
Eu tenho a sorte de estar morando aqui em Girona, e olha, mal cheguei e já digo para ficar pelo menos duas noites para desbravar essa cidade com toda a tranquilidade do mundo.
E se você é fã de Game of Thrones, prepare-se para se sentir como um verdadeiro Stark ou Lannister. Girona foi cenário para várias cenas épicas da série da HBO.
Bom, chega de enrolação. Pegue papel e caneta, porque aqui vai a lista definitiva das 10 coisas para fazer em Girona. Vamos lá!
1- As Casas del Onyar
Quando você chegar a Girona, não tem como começar de outro jeito senão conferindo o cartão postal mais típico da cidade: as famosas casas do Onyar.

Essas belezinhas suspensas em tons ocre, amarelo e laranja são puro charme e foram erguidas lá pelo século XX, ocupando o espaço onde antes ficava a antiga muralha. E, ó, a vista da Ponte de Ferro é simplesmente espetacular para apreciar essas construções. Falando em ponte.
2- O Pont de les Peixateries Velles
Criada por Gustave Eiffel, o mesmo gênio por trás da famosa Torre Eiffel, lá em Paris, uns dez anos depois. A Pont de les Peixateries Velles, erguida em 1876, é uma das onze pontes que fazem a travessia de Girona, ao lado de outras como a Ponte de Pedra (a mais antiga), a Pont de Sant Feliu e a Pont de Sant Agustí, só para citar algumas.

A ponte atravessa o rio Oñar, indo da área do Mercadal até a Rambla de la Libertad, fazendo a conexão entre a cidade medieval e os bairros mais moderninhos. Ao longo dos anos, ela ganhou uns quantos apelidos, mas o mais popular é “les peixateries velles”, que faz referência à época em que ali ficava o mercado de peixe e as principais peixarias da cidade. Já tentaram chamar de Pont de Ferro, mas o pessoal de Girona prefere mesmo é continuar chamando de Pont de les Peixateries Velles.
3- Catedral de Girona
Um espetáculo de construção que foi erguido entre os séculos 11 e 18, misturando os estilos arquitetônicos românico, gótico e barroco. Eu ainda não entrei lá, mas a Catedral de Girona se encontra no topo de uma colina e, para entrar, você vai encarar uma escadaria com 90 degraus – o mesmo lugar que serviu de cenário para algumas cenas de Game of Thrones.

4- Muralla
Conhecer a antiga muralha de Girona, que é simplesmente a maior muralha carolíngia da Europa. A parte mais antiga dessa muralha remonta ao século I a.C., com uma pequena porção preservada no Portão Rufina. Nos séculos 9 e 10, os francos deram um jeito de dobrar o muro em algumas partes e ergueram torres para se proteger da possível conquista árabe. Lá pelos séculos 14 e 15, com a expansão da cidade, novos muros surgiram do outro lado do rio.

No século XIX, rolou uma demolição de alguns trechos da muralha para dar espaço à expansão urbana, mas o legal é que uma boa parte dela foi preservada, então hoje podemos continuar dando uns rolês por lá. E o melhor? Das torres da muralha, você pode apreciar vistas de tirar o fôlego da cidade.
5- Caminhada na Muralha
Se tem algo que não dá para perder na cidade velha de Girona, é o passeio ao longo das antigas muralhas defensivas. Girona já foi toda murada, lá pelos idos do século 9, e hoje essas muralhas têm até o título de Bem de Interesse Cultural. É tudo free access, e ao longo do caminho, você encontra alguns mirantes que proporcionam vistas incríveis da cidade. É uma maneira única de enxergar Girona sob uma perspectiva diferente.
6- Pujada Sant Domènec
Andando pelas ruelas da cidade velha, chegamos a um dos cantinhos mais encantadores de Girona, repleto de história e arte: a Pujada de Sant Domènec. Nessa rua pitoresca em degraus, você se depara com o Palácio Renascentista de Calemany, o Palácio da Agullana, a igreja de Sant Martí Sacosta. A Pujada de Sant Domènec é conhecido com o cantinho mais romântico da Espanha.
