10 Frases e perguntas que RORAIMENSE ouve quando viaja

Ouvimos de tudo quando viajamos, baseado nas minhas experiências e nas conversas de outros amigos viajante da terrinha, destaquei essas frases pra fazer o segundo post de abril.

1-Você é de ONDE?

– Roraima.

-Sério?

1
Crédito de Imagem: Internet.

Algumas pessoas ainda se surpreendem quando falamos que moramos  ou somos de Roraima, na maioria da vezes não sabem nem onde fica no mapa do Brasil. Apenas sabe que existe, e chegam a confundir com outros estado do País. Quando você fala que nasce aqui então… Olha aí pessoal ficamos  aqui.

Roraima é uma das 27  unidade federativa do Brasil. Está situado no Norte do país, sendo o estado mais setentrional (ao norte) do Brasil. Ocupa uma área aproximada de 224.300,506 mil km².

2- A capital de RORAIMA é o ACRE?

2
Crédito de Imagem: Internet

Juro, já ouvi isso várias vezes e não estou exagerando. A única coisa que passa pela  minha cabeça é que talvez eles confundam o Rio Branco daqui que é o Rio que banha a capital que é Boa Vista. A capital do Acre,  é o Rio Branco. O Acre não poderia ser a capital de Roraima, pois Acre também é um Estado da federação.

Boa Vista é capital de Roraima.

Rio Branco é capital do Acre. 

Observem o mapa acima e sua localização.

3- Você é da CAPITAL, ou de alguma TRIBO indígena?

3-
Crédito de Imagem: Internet

Boa Vista é a “Capital Inicial” do país, pois é a mais  setentrional, é um município brasileiro e capital do estado de Roraima, Região Norte do país. Concentra cerca de dois terços dos habitantes do estado.

A formação histórica, a demografia da capital é o resultado da mistura das três etnias básicas que compõem: o índio, europeu e o negro, formando, assim, os mestiços da região (caboclos). Os  migrantes, na sua maioria são nordestinos, formou-se um caldo de cultura singular, que caracteriza grande parte da população, seus valores e modo de vida.

Aqui há muitas comunidades indígenas e muitos deles,  estudam fora do estado/país, se você encontrar alguém por aí que more em Roraima, pode continuar perguntando se é da capital, mas aviso, a maioria mora na capital para estudar ou trabalhar, mesmo sendo indígena.

4- Eu nunca conheci NINGUÉM de Roraima.

4
Crédito de Imagem: Internet

Entendemos, afinal Roraima é o estado  menos populoso do país, com uma população de 514. 229 habitantes, segundo estimativas de 2016 do (IBGE). É, também, o que apresenta a menor densidade demográfica do Brasil, com 2,25 hab/km².

Então é normal ouvir,  não é toda hora que você encontra alguém que nasceu ou mora em Roraima.

5- É RORÁIMA ou RORÃIMA?

6 Roraima ou raraima
Crédito de Imagem: Internet

Ambas estão corretas. A variação prosódica é um fato em qualquer língua. A pronúncia universal não passa de um delírio geral.  Para os linguistas, as regras fônicas de uma palavra são regidas pela língua falada.

Não há certo ou errado. Há apenas a maneira como as pessoas falam. A presença de ‘m’ ou ‘n’ na sílaba seguinte pode ou não nasalar as vogais anteriores, o que autoriza tanto a forma ‘Roráima’ como ‘Rorãima’.

Houaiss registra que no início do século XX ainda havia três pronúncias de Roraima em circulação no país: RorãimaRoráima e, acredite se quiser, Roraíma. A partir de determinado momento, no entanto, a população roraimense passaram a seguir a prática dos índios da região.

Os macuxis, taurepangs, yanomamis e wapixanas, principais tribos do norte do país, chamam a região de ‘Roráima’, com som aberto, por terem impossibilidade de articular sons nasais.

Como essa pronúncia não é a do restante do país, cria-se uma falsa impressão de ‘erro’, quando o que se tem são meras variações. A prosódia preferida pelos próprios roraimenses é Roráima, não está errada ou certa. Errado é imaginar que só se possa falar assim.

 Portanto, quem quiser seguir a tendência regional pode falar em ‘Roráima’. E quem ficar com a preferência nacional deve dizer ‘Rorãima'”.

Mas já afirmo, se falar Rorãima, vai pagar de turista se resolver dar umas voltas por aqui, nós moradores do estado, não adianta, somos unânimes em falar “Roráima”.

6- Como faz pra CHEGAR em Roraima?

7
Crédito de Imagem: Internet

Roraima, tem por limites a Venezuela, ao norte e noroeste; Guiana, ao leste; Pará, ao sudeste; e Amazonas, ao sul e oeste . É o Estado mais distante de Brasília, capital federal, e de São Paulo, principal metrópole do país.

Para chegar, pode ser pelo ar, terra e água. Há um aeroporto na capital, com três companhias aéreas; Pode entrar via BR-174 de Manaus a Boa Vista (785km), ou da Venezuela a BV via BR-174 (250km); Há também a via BR-401 da Guiana (133km), pode fazer tudo isso de bike, muitos passam por aqui assim, há quem diga que já se aventurou de barco de Manaus chegando no baixo rio branco pelo município de Caracaraí-RR.

7 -images
Crédito de Imagem: Internet

7-Você já SUBIU o Monte Roraima?

la-ruta-hacia-el-roraima
Crédito de Imagem: Internet

O Monte Roraima é uma montanha localizada na América do Sul, na tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana. Esse ambiente é protegido no território venezuelano pelo Parque Nacional Canaima e no território brasileiro pelo Parque Nacional do Monte Roraima. 

 Divide-se entre três países: Brasil a leste (5% de sua área), Guiana ao norte (10%) e Venezuela ao sul e oeste (85%).

O trekking do Monte Roraima não resume em chegar ao seu ponto culminante. No pacote, leva de 6 a 12 dias para fazer o passeio, dependendo do seu dinheiro e disposição. Quem tiver dinheiro e coragem pode ir de helicóptero, tem gente que vai  voando e volta trilhando. Aí depende de você, mas lembre-se para subir o monte tem que ser pela Venezuela, pois pelo Brasil só vai de avião e dependendo de onde você vai, tem que pedir autorização da Funai ou do ICMBio.

Não quer dizer que eu more em Roraima que já subi o Monte, as vezes o tipo de turismo não é pra qualquer um e quando moramos no local, sempre deixamos pra depois. Tem gente que mora no RJ e nunca foi ao Cristo com toda aquela infraestrutura, imagina ir ao monte. Fazer turismo de aventura ou ecoturismo exige mais do que morar próximo.

8- Tem um amigo que mora lá, passou no CONCURSO.

8
Crédito de Imagem: Internet

Roraima é um estado novo e só deixou de ser território federal depois da CF/88, então por aqui abre muitos concursos que vem a ser aportunidade pra muitos que não conseguem nada onde moram ou nasceram. Portanto, muitos se aventuram por aqui, vem fazer concurso e  ficam, criam seus filhos, criam raízes. Por isso, é comum encontrar muita gente por ai que vai te falar isso.

A economia de Roraima ainda gira em torno do contra-cheque do funcionalismo público, por ser novo, há muitas oportunidades e pouca concorrência. Sejam Bem-Vindos, que vocês possam contribuir e ajudar o estado a se desenvolver com seus conhecimentos e trabalho, pois quem tem raiz é árvore e o melhor lugar é aquele que você se sente bem.

9- Roraima, é RR ou RO?

9
Crédito de Imagem: Internet

Preciso descrever mais alguma coisa? Muitos ainda se confundem. O apresentador do telejornal, o palestrante que chega por aqui, o humorista, os artistas, os correios (na época das cartas) o pessoal do cadastro da matrícula e assim vai. Quem viveu ou vive, vai saber citar ou lembrar de vários exemplos. Fica a dica aí!

10- Roraima é ONDE mesmo?

1
Crédito de Imagem: Internet

Não custa nada lembrar né! Vai que você já esqueceu. Hahaha

Situado numa região periférica da Amazônia Legal, no noroeste da Região Norte do Brasil, predomina em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no centro-leste.

Encravado no Planalto das Guianas, uma parte ao sul pertence à Planície Amazônica. Seu ponto culminante, o Monte Roraima, empresta-lhe o nome. Etimologicamente resultado de contração de roro (verde) e imã (serra ou monte), foi batizado por indígenas pemons da Venezuela.

E você? O que anda ouvindo por aí quando viaja e diz que mora em Roraima.

Coloca aqui e conte a frase/pergunta que já ouviu.

 

Siga no Instagram: @joviajou

Fanpage: @joviajou

(Visited 154 times, 1 visits today)

8 pensamentos em “10 Frases e perguntas que RORAIMENSE ouve quando viaja”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.