10 lugares para SENTIR Boa Vista/RR

É, a loucura pós-carnaval começou a mil por hora e a gente só quer trabalhar, estudar e atingir os objetivos e promessas feitas no inicio do ano, mas  com essa loucura do dia a dia, mesmo numa cidade pequena a gente passa e não percebe muitas coisas que pode ser contemplada por onde andamos e fazer a gente agir por uma boa causa e sentir o mundo, nesse caso BV.

É páscoa, tempo de renovação. Então vamos sentir mais as coisas, pessoas  ao nosso redor. 

1- Graffitis de BV 

Talvez tenha sido minha viagem à Bogotá que me deixou mais sensível as artes do graffiti, mas quando desembarquei em BV após um mês fora, vi que as paredes de muitos lugares por aqui estavam cheio de arte, alegria e beleza. Olha mais pros lados e  sinta como o graffiti embeleza nossa city.

2- Novo teatro municipal

Se é cultura que você quer, vamos aproveitar o teatro recém inaugurado, ficar por dentro da programação e aproveitar. Acabar com esse jejum de anos de espetáculo teatral numa estrutura real que temos aqui em Roraima, é poder sentir a arte mais de perto.  Não diga que aqui não tem nada pra fazer. Informe-se e saia do jejum cultural.

3- Loja de livros da editora UFRR

Se você quer mais cultura, conteúdo histórico, geografia e pesquisa de modo geral é só conhecer os livros da Editora da UFRR. Lá tem pesquisa e conteúdo local de todos os tipos. Não vai ficar falando que aqui não tem livros sobre a localidade, vai na livraria da editora e descubra, fica dentro da própria UFRR. São nos livros que você se senti mais pertencente a uma sociedade.

4- Mirador dos Hotéis

Ainda sobre a viagem, pude ver que muitos hotéis deixam os turistas olhar a cidade por cima no seu terraço. Em BV, não é diferente, há dois hotéis que tem uma vista panorâmica pra olhar nossa BV por cima. Um bem pertinho do Rio Branco e outro, um pouco mais distante. É de cima que você senti mais forte a cruviana vinda do rio branco.

5- Pescar na ponte dos Macuxis

E pra relaxar, temos um rio não poluído e cheio de peixes ao lado de “casa”. Muitas cidades no Brasil e Europa praticam essa atividade, mesmo no rio não tão limpo. Enquanto em BV temos essa atividade bem próxima, poucos aproveitam. Só fica ligado na época da  piracema e segui a lei. Sentir o sabor de um peixe pescado na hora, não é em todo lugar. 

6- Ver o pôr do sol da ponte dos Macuxis

Se já está pescando, aproveita para olhar o pôr do sol da ponte, é um privilégio, a vista é única. Não vai pescar? Pega o carro, vai até o final da ponte umas 17h15,  faz o retorno, reduza a velocidade, olhe para o lado esquerdo em direção a BV e aproveite a vista. Sentir a  luz do pôr do sol no seu rosto com a deslumbrante vista é demais.

7- Dirigir a 40km pelas avenidas de BV

Mais um detalhe que faz a gente observar as coisas de outro ângulo é dirigir a 40km pela city. Foi com a colocação dos pardais na city que nos obrigada a andar mais devagar que faz você olhar ao seu redor as belezas da city. Vamos observar mais o que há ao nosso redor, com calma? Nesse sentido a gente até se acostuma andar mais devagar.

8- Visitar um ponto turístico e entender sua história

Imagina você dirigindo devagar pelo centro histórico de BV, não basta só olhar as belezas históricas, bate aquela curiosidade de querer saber como tudo começou. Que tal parar e começar a ler umas plaquinhas informativas e entender o passado onde você vive? É na história que sentimos nosso passado, e melhor, compreendemos mais o futuro.

9- Conhecer os nomes das comunidades indígenas de RR

Falando em história, moramos em um dos estados mais indígenas do Brasil. Já se perguntou quantas comunidades indígenas há aqui? E quais são os nomes e seus troncos linguísticos? Então, se você não nasceu aqui, você é um imigrante, se seus pais não nasceram aqui, são imigrantes, se seus avós não nasceram aqui, também são imigrantes. Que tal aprender sobre os nativos de onde você mora? Sinta-se bem-vindo à BV!

10- Ver a realidade dos nossos vizinhos e ser solidário

São nas ruas e praças que vemos os nossos hermanos venezuelanos passando necessidades. Antes de você apresentar algum discurso xenofóbico, Volte para o item 9. Olhe sua história, pois RR é um dos estados que tem mais imigrantes, e saiba que todos buscam oportunidades. Seja vindo do nordeste do Brasil ou do país vizinho. Pense nisso e seja solidário. Resiliência é tudo, o erro de um, não pode ser pago por todos. Sinta o prazer de ser solidário. 

 

Tem um feriadão aí pra você refletir e fazer tudo isso com calma e Sentir mais onde você vive.

Feliz Páscoa!

 

Sinta-se em BV, sinta BV!

#sentirbv

 

 

Siga insta: @jôviajou

Curta fanpage: /joviajou 

 

Obs: esse post não tem nenhum fim comercial ou patrocinado.

(Visited 295 times, 1 visits today)

4 pensamentos em “10 lugares para SENTIR Boa Vista/RR”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.