9 de Julho – 9 COISAS que você acha que Boa Vista/RR é, mas não é.

9 de julho, aniversário de Boa Vista-RR desde 1890, e esse post é uma reflexão sobre o que ouvimos de BV. São 127 anos de Boa Vista e espero que depois desse post você passe refletir se o que realmente você ouve por aqui é verdade.

Se você Ama BV vai querer ler esse post todinho.

Boa Vista é…

1- Boa Vista é uma cidade PLANEJADA

Será que é mesmo? É, Boa Vista não é uma cidade planejada, com esse “leque” que a gente olha de cima é um desenho urbano, não necessariamente um planejamento. Pode ser que um dia  foi até planejada, foi até cuidadosamente desenhada no início. Até parece que é ainda, mas não é!

1-
Crédito de imagem: internet

2-Boa Vista é uma cidade PROJETADA

Igual ao planejamento não é uma cidade projetada, mas hoje a gente pode dizer que de projetada BV, só tem o início da cidade, sendo destacada pelo traçado urbano organizado de forma radial, “planejado” no período entre 1944 e 1946 pelo  engenheiro civil Darcy Derenusson. Então no inicio BV só teve uma organização espacial inicial baseada na forma de leque. Esse reordenamento espacial, condizente com o projeto implementado no plano urbanístico só atendeu infraestrutura necessária à sua condição de centro administrativo da época,  a bola do centro cívico dentre seus poderes Executivo, judiciário e legislativo. Até parece que é ainda, mas não é!

2-
Crédito de imagem: internet

3- Boa Vista é uma cidade ARBORIZADA

Há o projeto de arborização de BV nas ruas e praças, mas acho que essas arvorezinhas deviam ter um critério real (altura das árvores) pra realmente chamar de arborizada, ainda mais no calorzinho que faz por aqui. A falta de árvore nos meios fios e as que tem poderiam ser maior. Não basta ter árvores tem que ser de porte que realmente faça sombra (claro, cuidando das raízes e podando sempre). A gente não quer só paisagismo, mas sim sombra. Nem vou entrar no mérito que devia ter mais APP por aqui! Até parece que é, mas não é!

3-
Crédito de imagem: internet

4- Boa Vista é uma cidade que só tem ÍNDIO

 Boa Vista é uma cidade que tem de tudo, branco, negro, amarelo e indígena.  Somos colonizados por branco, negro e índio é tudo misturado e vamos encontrar de tudo um pouco. Enfim, recanto das gentes de todo o país, Boa Vista é uma síntese de cidade miscigenada.  Até parece que é, mas não é!

4-
Crédito de imagem: internet

5- Boa Vista é uma cidade inspirada em PARIS

Popularmente conhecida como Paris do norte por lembrar os traçados urbanos das ruas de Paris, imagem de um leque e suas ruas largas de BV com o desenho das ruas de Paris dependendo do ângulo da foto até parece, mas BV não foi inspirada em Paris, pode até ser que parece, mas não é!

5-
Crédito de imagem: internet

6- Boa Vista é a melhor cidade pra se VIVER

O que é viver? Esse é um termo muito relativo, pode ser apresentado por PIB ou qualquer outro número que faça referência a qualidade de vida de um morador ou cidadão que aqui chega para se abrigar. Tem gente que mora aqui, mas não vive, não vive a cidade, não se envolver, participa ou utiliza os espaços públicos como deveria.  Falando nisso, por outro lado, quem chega aqui e quer viver, quer viver bem como todos, mas com um governo municipal que vira as costas pra um caso global de imigrantes e outro estadual que maquia um apoio por meio de um sublugar que chama de “abrigo” para dizer que fez alguma coisa para quem chegou aqui em busca de viver melhor, é lamentável. Vamos refletir se realmente aqui é a melhor cidade pra se viver. Se tá bom pra você e pra mim, tudo bem, mas e os outros? É gente, BV está longe de ser a melhor cidade “linda de se ver e viver”. Então reflita, será que aqui é o melhor lugar pra se viver? Até parece que é, mas não é!

6-
Crédito de imagem: internet

7- Boa Vista é a cidade que tem  MOBILIDADE URBANA

O município faz obras sem consultar a comunidade; corta a cidade de ponta a ponta com ciclovias, sem nenhum planejamento de integração com os terminais; aumentando o número de ruas alagadas na city; diminui o retorno dos carros; mantém um número exorbitante de Lotação sem necessidade, algo que só existe em BV (um curral eleitoral); mantém péssimas rotas de bus e horários; complica a vida do pedestre, ciclista, motorista de uma maneira dinâmica. Que olhando, a cidade fica linda, mas utilizá-la. Quantidade não é qualidade. E Mobilidade urbana não há em BV, se tivéssemos, não precisaríamos de tanto carro e motos nas ruas e o turista que chega no aeroporto e rodoviária não ia precisar dá a volta em BV pra chegar no seu devido destino via busão. Até parece que é, mas não é mesmooo!

7-
Crédito de imagem: internet

8- Boa Vista é a cidade que tem mais PRAÇAS do norte do país

Boa Vista, realmente tem um grande número de praças e muito espaço público utilizado por todos. Mas BV não tem a maior unidade urbanística de praças do norte, pois cidades maiores em grandes proporções em um só bairro apresentam praças integradas em uma só região. O norte tem duas metrópoles na região que superam esses números. Até parece que é, mas não é, talvez seja o complexo, ou praças utilizadas.

8-
Crédito de imagem: internet

9- Boa Vista é uma cidade MODERNA

Os novos bairros e conjuntos habitacionais são reflexo de cidade moderna, mas o que se diz modernizar em BV, tenho a sensação que os governantes que entra e sai faz da cidade o jogo da modernidade. Isso se dá quando pega um bem patrimonial e derruba, coloca um prédio sobressaindo a outro que tem mais valor histórico. Modernizar a cidade é só destruir o que tem de antigo, ou vamos realmente criar novos bairros habitacionais dignos de moradia. Boa Vista é uma cidade moderna, mas como estão implantado essa modernidade toda sem planejamento.

9-
Crédito de imagem: internet

Espero que depois de 127 anos nós possamos compreender que apesar de todas esses parecer, mas não é, a nossa cidade merece nossos Parabéns. Precisamos continuar cuidando dos nossos patrimônios. O texto é pra você refletir e pensar que nem tudo é realmente o que parece ser ou o que achamos, e que por trás de campanha institucional tem mais interesse político que social.

Algumas coisas pode não ter por questões técnicas, mas poderia ser bem mais planejada.

Feliz 127 anos BV!

Siga no Insta: @joviajou

Fanpage: @joviajou

 

(Visited 51 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.