Blog de Turismo – Eu fui, irei e estou…

10 FRUTOS para degustar em Roraima

Sabe quais frutos degustar em Roraima?

Vamos mostrar 10 frutos para você degustar ao visitar Roraima. Ou seja, se você aparecer por aqui, lembre-se de colocar esses frutos no seu cardápio da sobremesa. Vai que tá fazendo “lama” por aqui. A maioria você encontra de graça.

# 1- BuritiMauritia flexuosa

Em primeiro lugar, o buriti ou miriti é uma planta de ampla distribuição no território nacional. Pode alcançar até 30 metros de altura e ter um caule com espessura de até 50 cm de diâmetro.

Em Roraima, a espécie habita terrenos alagáveis e brejos de várias formações, sendo encontrada com muita freqüência nas veredas,  para esclarecer é importante fitofisionomia do cerrado/savana.

O buriti floresce quase o ano inteiro, mas principalmente nos meses de abril a agosto. A produção de frutos é intensa, na sua produção cachos por ano, cada um destes com 400 a 500 frutos.

frutos para degustar em Roraima

# 2- PupunhaBactris Gasipaes

Em segundo lugar, tem a pupunheira é uma espécie tropical originária do continente americano, pertencente à família das Arecáceas e cultivada há séculos pelas populações indígenas.

Em Roraima seu habitat natural, na Região Amazônica, e seus frutos fazem parte da dieta alimentar dos povos da Região Norte.

A palmeira possui grande potencial econômico em virtude dos múltiplos usos de seus frutos e palmito. Plantios racionais podem produzir 25 t/ha de frutos ou 1 t/ha de palmito.

frutos para degustar em Roraima

# 3- AraçaPsidium araçá Raddi

Além disso, o araçazeiro varia de um pequeno arbusto de 70cm até uma árvore de 8 metros, de tronco com casca lisa, acastanhada a cinza, escamosa e copa esparsa.

Suas folhas são simples, alternas, coriáceas e glabras, pequenas, medem de 5 a 10 cm de comprimento por 3 a 6 cm de largura e são avermelhadas quando jovens.

As frutas são pequenas, tipo baga, arredondadas, de cor amarelada, predominando o alaranjado e o amarelo-claro.

Polpa esbranquiçada, adocicada, suculenta, aromática e adocicada. Os frutos atraem muitas espécies de pequenos pássaros. Da mesma forma, nos quintais das casas de Boa Vista pode ter um pé.

frutos para degustar em Roraima

# 4– DãoZiziphus jujubas

Essa delícia, é uma planta herbácea usada na medicina tradicional chinesa. Os dãos, ou conhecidos em outras regiões como Jujubas são frutos verdes/amarelos/vermelhos com uma textura crocante e um doce-azedo, parecido com maçã.

Em outras palavras, a espécie contém uma grande variedade de minerais, incluindo magnésio, potássio, cobre, niacina, cálcio, manganês, fósforo e ferro. Contém 20 vezes mais vitamina C do que qualquer fruta cítrica, fortalecendo o sistema imunológico e combatendo as infecções.

Estudos médicos descobriram que jujuba e seus extratos têm a capacidade de ajudar a reduzir a pressão sanguínea, inverter a doença hepática, tratar a anemia e inibir o crescimento de células tumorais que podem levar à leucemia.

Você pode encontrar algumas árvores na beira do rio na orla do rio branco ou no quintal de algumas casas. Anda cada mais difícil encontrar esses frutos para degustar em Roraima.

# 5– PitombaTalisia esculenta

A pitomba, é o fruto da pitombeira, árvore que pode alcançar mais de 10 metros de altura. Seu nome é originário do tupi e significa sopapo, bofetada ou chute forte.

Pode ser encontrada em quase todo o Brasil, especialmente na caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e cerrados.

A fruta possui uma casca dura, porém fácil de ser aberta, uma fina polpa suculenta e doce, além de um caroço que ocupa a maior parte do seu conteúdo. A casca, quando madura, é marrom e sua polpa, branca.

A pitomba mede aproximadamente dois centímetros de diâmetro, dá em cachos, é rica em vitamina C e pode ser consumida in natura ou beneficiada na fabricação de licores ou polpa.

Diversos pássaros também a tem no seu cardápio. Em Roraima encontra-se em muitos quintais e sítios.

#6- Bacaba – Oenocarpus bacaba 

A bacabeira é uma palmeira nativa da Amazônia, muito encontrada na mata virgem de terra firme, e bastante utilizada em construções rústicas e no paisagismo da região norte.

Esta planta apresenta um monocaule alto com o estipe – caule aéreo, reto, cilíndrico e sem ramos – liso.

Existem várias espécies de bacabeira, sendo que algumas podem atingir mais de 20 metros de altura, tendo como média de diâmetro de tronco de 20 a 25 cm. 

As folhas das bacabeiras são pinadas (como penas), sendo os folíolos emitidos na nervura central. Consequentemente, em sítios ainda é muito encontrado.

# 7– CajuAnacardium occidentale

O cajueiro é uma planta tropical originária do Brasil. Apesar da distribuição da espécie pelo país, a maior produção de caju está concentrada nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

O cajueiro alcança até 10m de altura e possui copa larga, com galhos que pendem até o solo.

Em geral, o tronco é tortuoso e ramificado. Dependendo da época, as folhas podem ser róseas ou verdes.

As condições ideais para o cultivo do caju são encontradas no litoral do Norte e do Nordeste, a partir do clima tropical e subtropical. Em Roraima, encontramos nas estradas próximos as praias urbanas e  por exemplo no meu quintal há dois pés.

frutos para degustar em Roraima

#8– MangaMangifera indica

A manga é o fruto da mangueira, pode alcançar 30 metros de altura. Seu tronco é largo.

As folhas são coriáceas, lanceoladas, com 15 a 35 cm de comprimento. Avermelhadas quando jovens e verdes com nervuras amarelas quando maduras.

As mangas são frutos muito bonitos, perfumados, mais ou menos alongado, de acordo com a variedade. Sua casca é fina, porém resistente, e pode apresentar cores diversas entre o verde, vermelho, rosa, amarelo ou laranja, com ou sem manchas pretas. 

Em Roraima, nos quintais e ruas e terrenos encontra-se bastante, a fruta que é vendidas nos supermercados do brasil, aqui, faz lama que estraga no chão. É fácil encontra esses frutos para degustar em Roraima.

frutos para degustar em Roraima

#9- TamarindoTamarindus indica L

Vamos conhecer o tamarindeiro é uma árvore frutífera, nativa da África tropical, de onde se dispersou por todas as regiões tropicais do mundo.

Portanto, a caracterização morfológica de frutos e sementes é importante para identificação das espécies, bem como serve de base para estudos que visem a maiores conhecimentos ligados à germinação e vigor. Ainda é encontrada em alguns quintais das casas de Boa Vista.

frutos para degustar em Roraima

#10- CaçariCaraipa densifolia 

Para finalizar, o camu-camu ou caçari, como é conhecido em Roraima, é uma espécie tipicamente silvestre, que brota em áreas alagadas, mas com um grande potencial econômico.

A fruta possui casca roxa, opaca e grossa e é riquíssima em Vitamina C, superando a acerola em 20 vezes e o do limão em 100 vezes. 

Apesar do elevado potencial nutricional, o caçari ainda é pouco utilizado pela população da região por apresentar sabor ácido e gosto adstringência. A fruta cresce em arbustos ou pequenas árvores e se encontra disperso em quase todo o Estado de Roraima.

Contudo, a utilização da fruta ainda se limita a confecção de iscas para o tambaqui. Em Boa Vista tem muito no Bosque dos Papagaios e denomina no nome de um bairro na capital Roraima. É um dos melhores frutos para degustar em Roraima.

frutos para degustar em Roraima

Gostou do post? Como resultado, deixe seu comentário abaixo sobre frutos para degustar em Roraima. A gente vai adorar conhecer mais.

SIGA @JÔVIAJOU

 Passagem Promocionais

 Hospedagem Booking

 Hospedagem com DESCONTO o Airbnb

Seguro Viagem com DESCONTO

 Aluguel de Carros

 CHIP de Viagem

 Curso de Inglês para Viajantes

 Curso de Vinhos para viajantes

 

(Visited 76 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.