Blog de Turismo – Eu fui, irei e estou…

Morar em Roraima: 10 utilidades para saber

Afinal, quais são as 10 utilidades para saber ao morar em Roraima? 

Antes, vamos saber: onde fica Roraima? Roraima fica localizada no extremo norte de Brasil e faz fronteira com os países Venezuela e Guiana. E quando perguntam qual é a capital de Roraima,  vou te dizer que é Boa Vista, não Porto Velho.

Mas Roraima é grande? Sim, em território é grande. Quantos municípios tem o estado de Roraima?  são somente 15 .

Para quem não sabe a sigla de Roraima é RR e quem nasce em Roraima é Roraimense. O DDD de Roraima é o (95) e o cep de Roraima, 69300-000. O horário de Roraima é uma hora a menos que o de Brasília.

utilidades para saber ao morar em Roraima

Já que você aprendeu tudo isso, agora vamos conhecer os principais serviços para quem pretende morar aqui. E conhecer 10 utilidades para saber ao morar em Roraima. 

1- Estudar no nível superior 

As principais instituições de ensino superior público, é a Universidade Federal de Roraima, Instituto Federal de Roraima, a Universidade Estadual de Roraima e a Universidade Virtual de Roraima, essa são as principais do Estado. Tem mais particulares, e ead, mas essas são as gratuitas e melhores.

2- Para se informar

Há vários jornais de Roraima, principalmente on-lines, mas os dois principais impressos, é a Folha BV e o Roraima em Tempo. No entanto, vamos combinar aqui, que nenhum é confiável, já que cada um tem um lado político e interesses. Porém,  o mais antigo é a Folha.

3- Para fazer compras

O comércio local é bem movimentado no centro e nas avenidas da cidade, mas para fazer compras em shopping, só  há dois, são pequenos e não possui lojas de grandes marcas, os dois são o Pátio Roraima Shopping e o Roraima Garden. 

4- Diários oficiais de Roraima

Em Roraima, para ficar por dentro dos processos administrativos públicos você precisa conhecer o Diário oficial de Roraima. No estado é denominado Impressa oficial de Roraima e para os municípios, a capital tem seu diário municipal próprio, com o nome Diário Oficial do Município de Boa Vista e para saber notícias oficiais dos municípios do interior, temos o Diário Oficial dos Municípios de Roraima.

5- Condução em Roraima

Para quem vai conduzir e regularizar veículos por Roraima, no Detran Roraima  você faz quase tudo virtual, principalmente agora em épocas de pandemia, pagar multas e IPVA, nunca foi tão fácil. Para quem tiver multas municipais, você terá que ir pessoalmente, na SMST .

6- Minhas terras e meus imóveis

Para quem quer construir e regularizar terras e imóveis, no Estado tem o Iteraima e Femart com as questões ambientais. Na capital tem a EMHUR. Dependendo do processo, você vai ter que ir em várias secretarias e cartórios, que aqui tem dois, o 1º Oficio de Boa Vista – Cartório Loureiro e o Cartório 2º Ofício Daniel Aquino, além do Registro de Imóveis. Além disso, é no site da prefeitura que você paga virtualmente a sua taxa de lixo e o IPVA .

 7- A conta de Luz

A Roraima Energia é onde você  vai saber quanto estão te roubando, ops,  como tirar a segunda via da sua conta. Além disso, é tudo online. Deixo o site acima para você ir lá resolver a suas dívidas, que na maioria das vezes está errada. Em Roraima, conte direito e calcule o quanto você consome de energia, sempre tem um erro para mais...

8 – De onde vem a água e o saneamento básico

Em Roraima, que abastece nossas casas, é a Caer – Companhia de Água é esgoto de Roraima, é ela que verifica sua água, e puxa o cano e esgoto para sua rua ou casa, mas lembre-se de pedir a licença na prefeitura para quebrar o asfalto, para não ter dor de cabeça com multas. A eterna briga, que a prefeitura asfalta e a Caer quebra, uma longa história… No site, você faz quase tudo virtual.

9- Poluição Ambiental e sonora

Em Roraima, cada município tem sua lei ambiental, se você for morar em Boa Vista, para você denunciar o vizinho que joga lixo no terreno  baldio, toca fogo, coloca o som nas alturas dentre outros problemas sociais, ambientais e de infraestrutura de Boa Vista, ligue para o 156, é o serviço básico para  fiscalizar as leis municipais.

10- Segurança Pública

Aqui é muito complexo, que para tudo tem um DP espalhado pela cidade e estado e uma função específica, além da Guarda Municipal de Boa Vista, que cuida do patrimônio da capital. Para entrar em contato em caso de emergência, vamos generalizar que a PM é o de sempre 190, a Polícia Civil, tem o site e o disk denúncia 181 e o de  emergência do Corpo de Bombeiros é o  193 e 199.

Conhece mais utilidades para saber ao morar em Roraima? Se você tem mais alguma coisa para informar ou complementar, deixe aqui seu comentário abaixo.  

Leia aqui Morar em Roraima: 10 coisas para saber antes de morar em BV

Veja mais o que fazer em Roraima: 

O que fazer em Boa Vista/Roraima: 10 atrações turísticas imperdíveis

 

SIGA @JÔVIAJOU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.