O que fazer em Boa Vista/Roraima: 10 atrações turísticas imperdíveis

O que fazer em Boa Vista/Roraima?

Se você está pensando em fazer uma viagem  para o norte do Brasil, mas quer ir pra um lugar que poucos tem no pin do seu mapa, a capital de Roraima é o destino ideal. Mas você sabe o que fazer em Boa Vista – Roraima?

Apesar da fama de pacata, a cidade tem muitas atrações turísticas na capital desse lindo estado. Tem opções para todos os gostos e idades.

Por isso, neste post vou te dar dicas de 10 lugares incríveis para você visitar em Boa Vista. Vamos conhecer?

Aproveite e confira as passagens aéreas para Boa Vista em promoção!

Turismo em  Boa Vista

Boa Vista, em Roraima, é conhecida como a capital mais distante de todos os centros do Brasil, sendo a única capital localizada acima da linha do equador, apesar de ser capital de um Estado é uma cidade com ares interioranos, por isso se você está buscando um lugar para relaxar vai se apaixonar pela capital mais ao extremo norte do Brasil.

Além disso, como Boa Vista  é udestino mais distante para os brasileiros, é uma ótima opção para conhecer a Amazônia mais ao norte do Brasil, que além da sua beleza amazônica também tem na sua paisagem o lavrado/savana. Outra vantagem é que para visitar Boa Vista, você não precisa andar muito para ir a lugares lindos na capital.  Na própria capital, há belezas naturais a poucos quilômetros da cidade.

Seguros Promo
Mas afinal, o que fazer em Boa Vista/RR?

Apesar de pequena, a cidade tem muitos lugares interessantes como: praças, parques e praias.

E pra quem gosta de comer e beber bem, o lugar é ideal para comer um bom peixe de água de rio e desfrutar de um bom suco de frutas naturais que só existe no norte do Brasil. Com certeza não vão faltar opções pra você, não é mesmo?

Quando ir a Boa Vista?

Para decidir a data da viagem é uma das partes mais importantes do roteiro. A capital tem estações bem definidas, portanto é só escolher se você quer curtir o verão com muito calor ou o inverno com muita chuva. Estamos falando de extremo norte, o nome já diz, é tudo muito extremo. No verão, muito seco e no Inverno muitas chuvas, fora a deliciosa cruviana (vento forte) que só há em Roraima.

Para quem gosta de calor ao extremo a dica é ir entre os meses de setembro e março. Nesta época as temperaturas ficam na média de 36 a 40 graus e você pode aproveitar para nadar nas praias, igarapés, cachoeiras e lagos  de água doce da cidade.

Se você gosta do inverno, o ideal é ir entre abril e setembro. Se prepare para conhecer mais belas cachoeiras do lavrado roraimense, pois nesta época elas ficam mais exuberantes. Mesmo sendo inverno com chuva, por ser no extremo norte, aqui faz muito sol e os termômetros ficam entre 25 e 34 graus e você consegue aproveitar muitas belezas naturais dessa cidade.

Independente do mês que você for, a dica é levar um  protetor solar e um repelente para áreas naturais que for conhecer. Estamos falando da Amazônia.

Outra dica do que fazer em  Boa Vista é curtir os Arraiais. Em junho e julho  é quando a cidade tem mais festas. Ah, e não deixe de aproveitar a culinária local nas festas.

Quantos dias são necessários para conhecer Boa Vista?

Agora que você já sabe a melhor época para conhecer a cidade, chegou o momento de descobrir quantos dias ficar na cidade mais ao extremo norte do país.

Como a capital é pequena três ou quatro dias são suficientes para conhecê-la. Se for vim de Manaus para Boa Vista há como passar um final de semana aqui tranquilo.  Deste modo, você pode aproveitar um final de semana ou um feriado prolongado para dar um pulinho na cidade.

Pôr do Sol em Boa Vista/RR. Foto: Vitória Barreto.

No entanto, se você quiser e puder ficar mais, vai poder desfrutar de cada lugar com mais calma, além de explorar lugares poucos conhecidos na cidade e outros municípios próximo, como o Amajarí e seu principal atrativo, a Serra do Tepequém e o Cantá com sua Serra grande.  Outra dica é conhecer os países vizinhos como  Lethen-Guiana – (Turismo de Compras) e a Santa Elena de Uairén-Venezuela (Turismo de Natureza), que mesmo em crise, o turismo ainda é realizado na região. Garanto que não vai se arrepender!

O que fazer em Boa Vista: principais atrações turísticas

Agora que você já sabe quando ir e quantos dias ficar na cidade, chegou a hora de descobrir o que fazer em Boa Vista!

Para te ajudar, fiz um post sobre os principais pontos do Centro histórico de Boa Vista – Clique aqui e tem um mapa para você ver um serviço que faço em Boa Vista – Clique aqui.  Além desse Roteiro do Centro Histórico que você viu nos links, eu fiz um roteiro com os principais pontos turísticos. Se prepare para se apaixonar pela capital Roraimense.

Lembra que falei que de 3 a 4 dias você conhece a capital de Boa Vista/RR?

Segue o Roteiro.

1.  Centro Histórico de Boa Vista

Quando pensamos sobre o que fazer em Boa Vista, um dos principais lugares que imaginamos é conhecer o Centro Histórico de Boa Vista.

O local é o famoso  centro histórico da cidade e chama atenção pela arquitetura única que tem na Igreja Matriz, primeira igreja da capital, sua arquitetura Germânica, a única do norte. Na mesma região que é localizada a igreja,  você vai encontrar prédios históricos e todo o processo e traços arquitetônicos da cidade e os principais pontos turísticos da cidade, como já visto anteriormente. Portanto, é o lugar ideal para começar o seu passeio. Dicas: Não deixe de conhecer a Igreja Matriz por dentro.

Igreja Matriz. Foto: Romeu Lima.

2. Praça do Centro Cívico

Um pouco mais adiante do Centro Histórico de Boa Vista você vai encontrar a Praça do Centro Cívico. O local é uma das praças mais famosas da cidade e é onde localiza-se os três poderes da cidades e tem em seu entorno muitos monumentos, sendo o principal que marcou a economia no Estado o Monumento aos Garimpeiros.  Além disso, ao redor do local ficam alguns dos principais prédios da cidade como o Palácio Senador Hélio Campos e a Catedral Cristo Redentor.

O que fazer em Boa Vista: praças e parques 

Além do centro histórico e monumentos históricos, a cidade tem várias opções para quem gosta de praças e parques.

Por isso, se você não abre mão de relaxar e curtir a praças e parques e não sabe o que fazer em  Boa Vista,  vou te  mostrar 2 lugares lindos para você visitar. O primeiro vale por 9 atrações.

3. Complexo Ayrton Senna da Silva

Se você gosta de praças e está viajando no verão ou até mesmo no inverno, então você tem que conhecer o Complexo Ayrton Senna da Silva!

O Complexo que faz uma homenagem ao meu ídolo Ayrton Senna, suspeita de falar,  fica próximo a Praça do Centro Cívico. Bem localizada, é a integração de várias praças e  encanta os turistas pela sua beleza ao desembarcar no aeroporto. Além disso, o complexo tem uma ótima infraestrutura com bares, restaurantes, quadras de esportes de várias modalidade, espaço para eventos, playground e lojas de artesanatos. Tudo para você curtir  bastante todo o percurso.

No complexo você vai conhecer a Praça da Cultura; A praça das Arte; Portal do Milênio; Praça das Águas; Centro de Artesanato Velia Coutinho; Praça Fábio Paracat; Praças Ayrton Senna da Silva; Rotatória da Pirâmide e a Praça Santos Dumont (Estacionamento do Aeroporto) – Tudo isso forma o Complexo.

Foto: PMBV

4. Parque Anauá

Outra opção do que fazer em  Boa Vista é conhecer o Parque Anauá. Localizado numa área próximo ao complexo Ayrton Senna ele conta com vários ambientes: para todas as idades.

No Parque Anauá, você pode praticar vários esportes e caminhadas, além de ver um belo pôr do sol e fazer um pik nik com os amigos e parentes em Boa Vista.  Ótima opção para quem quer praticar esportes ao ar livre. Fora dessa rota ainda há o Bosque dos papagaios que você pode conhecer quando for as praias.

No Parque há o lago dos americano, orto, quadras de esportes, forródromo além de espaços para eventos e restaurantes.

O que fazer em Boa Vista: natureza

E já que estamos falando em parques e praças, que tal fazer um passeio natural pela cidade e conhecer as mais famosas  praias da capital?

A cidade tem muitas opções, por isso agora vamos listar 2 praias  incríveis que não podem ficar de fora da sua lista de o que fazer em Boa Vista.

Se você vem no verão consegue desfrutar muito bem dessas praias, no inverno, você desfruta da navegabilidade no Rio Branco.

5. Praias do Rio Branco

E já que estamos falando de praticar esportes ao ar livres, uma excelente opção nas praias do Rio Branco.

O Rio que banha a capital Boa Vista,  tem uma área verde  forte e presente. Formado pelos rios Tacutu e Uraricoera, o rio deságua no Rio Negro. No Verão o rio forma belas praias, como a praia grande, praia da balsa  entre outras. Na região, quando a cruviana vem forte pode-se praticar vários esporte ao ar livre.

Ah, é lá que pode ser feito os passeios, clique aqui, de barcos na região como catamarãs e barcos pequenos, não perca a chance de fazer um passeio de barco nesse belo rio, a paisagem e o Pôr do Sol é surreal.

Rio Branco. Foto: Jô Viajou

6. Praias do Cauamé

O Rio Cauamé deságua no Rio Branco tem como sua principal praia, a praia do Cauamé, sendo um dos principais afluentes do Rio Branco, surgem praias de verão como Polar, Caçari e Curupira. Praias fluviais com águas límpidas, cercadas por vegetação típica da Amazônia.


Seguros Promo

O que fazer em Boa Vista: gastronomia

Agora que você já conhece os principais pontos turísticos da cidade, vamos falar de gastronomia. Afinal, nem só de passeios vive Boa Vista, não é mesmo?

A gastronomia da cidade é famosa pelos seus peixes regionais e comidas indígenas e nordestinas, misturadas formam um caldeirão de delícias e  por ter a maior paçoca de carne seca com farinha do mundo. E pra quem gosta de beber, Boa Vista tem excelentes opções de cervejas artesanais regionais para acompanhar qualquer prato, além dos sucos de frutas regionais que só o norte tem. Ou seja, opções é o que não faltam!

7.  Mercado São Francisco

Quem está procurando o que fazer em Boa Vista e não abre mão de experimentar as delícias da gastronomia macuxi não pode deixar de conhecer o Mercado São Francisco.

O mercado é especializado em cafés da manhã, culinária regional e local, como a paçoca de carne seca com banana. Além disso, a arquitetura nova, chama atenção pelo conforto e  dá um charme a mais ao local.

O local é muito frequentado pelos moradores e tem um ótimo preço.

Com tanta coisa boa você não vai ficar de fora né?

8. Peixarias de Boa Vista

Outra opção gastronômica incrível são os restaurantes que fazem pratos de peixes regionais. Se eu for listar aqui, tem que ser feito somente um post para isso. Os restaurantes são especializados em peixes tucunaré, pirarucu, matrinxã e claro, o tambaqui.  Simplesmente uma delícia, ao vir a Boa Vista, procurem esses peixes!

Foto: Romeu Lima.

O que fazer em Boa Vista: cultura

É claro que eu não poderia terminar esse post sem falar das tradicionais festas da cidade, não é mesmo?

Se você gostaria de apreciar mais a cultura boavistense, não pode perder de prestigiar os arraiais de Boa Vista.

9. Arraiais de Boa Vista

O mês de junho e julho são épocas juninas e em Boa Vista não podia ser diferente, aqui você pode conhecer o Arraial Boa Vista Junina e o Arraial do Anauá. São festas lindas que tem apresentações de quadrilhas, folclores, shows regionais, comidas de típicas. Se você aparecer por aqui nessas épocas já coloca na sua agenda.

10. Teatro Municipal

A capital oferece opções para todos os gostos e bolsos. O teatro municipal de Boa Vista, ao longo do ano oferece uma vasta agenda que inclui desde de shows tradicionais aos show e  peças internacionais. Os preços variam de espetáculos gratuitos a mais caros, dependendo da oferta.

Monumento aos Pioneiros. Foto: Jô Viajou

Passagens  para Boa Vista/Roraima

Agora que você já sabe o que fazer em Boa Vista/Roraima, com certeza já quer vir correndo para cá, né? A maneira mais rápida e segura é indo de avião, saindo de Manaus são 55min de viagem,  mas também há ônibus saindo de Manaus, a passagem custa R$170, o trecho e tem duração de 10h. Ou você pode fazer um road trip saindo de Manaus e conhecer as belezas naturais na BR-174, coisa que eu amo. Para não perder nenhuma promoção e não pagar caro na passagem, a dica é ficar de olho nas promoções e montar estratégias de voos/trechos econômicos. Vou passar agora os trechos e Cias que vem para Boa Vista.  Onde, MAO (Manaus); BVB (Boa Vista) e BSB (Brasília) são as principais rotas.

Pelo Ar

Companhias  Voo/Dias Escala/Conexão Cidade  Destino Duração Valor (R$)/trecho
LATAM Sábado/madrugada voo direto MAO BVB 55mim  159,60 a 550,00
LATAM Segunda/madrugada voo direto MAO BVB 55mim  159,60 a 550,00
AZUL Todos os dias da semana/tarde voo direto MAO BVB 55mim 203,00 a 770,00
LATAM Todos os dias da semana/dia voo direto BSB BVB 3h40min 400,00 a 800,00
GOL Todos os dias da semana/madrugada voo direto BSB BVB 3h40min 400,00 a 800,00

Por Terra

Viação  Dias/hora Cidade  Destino Duração Valor (R$)/trecho OBS
AMATUR Todos os dias da semana /noite MAO BVB 10h 150,00 a 392,60 Preços variam conforme demanda.
EUCATUR Todos os dias da semana /dia e noite MAO BVB 10h a 12h 150,00 a 392,60 Preços variam conforme demanda.
CABURAI Todos os dias da semana /noite MAO BVB 10h 150,00 a 392,60 Preços variam conforme demanda.
ASATUR Todos os dias da semana/noite MAO BVB 10h 150,00 a 392,60 Preços variam conforme demanda.
Outras empresas de Manaus fretada Esporádico MAO BVB 11h 120,00 a 150,00 Preços variam conforme demanda.

Ah, e não deixe de seguir minhas redes sociais, lá você encontra vários conteúdos de viagem, promoções e dicas de novos destinos para suas próximas viagens. Legal né?

Siga insta: @joviajou

Seguros Promo

Agora é só compartilhar esse texto com os amigos, faça as malas e vem conhecer Boa Vista e boa viagem!

  • Vai viajar? E precisa de SEGURO viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.

  • Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança.Clique aqui!

(Visited 1.013 times, 9 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.