O que fazer em GALÁPAGOS-Equador ? Ilha Isabela – Los Tuneles – Parte 3
No dia posterior, deixamos a Ilha Santa Cruz e seguimos para a Ilha Isabela, outra ilha lindíssima do arquipélago. Agora vamos conhecer Ilha Isabela – Los Tuneles.
Acordamos às 6h para pegarmos o barco para a Ilha Isabela onde tínhamos os tour Los Tuneles marcado.
O barco custa 25, dólares. O barco pequeno para levar para a lancha 0,50 dólares. São 2h de lancha em alto mar. Quem for para lá, também pode ir de avião. Ao chegarmos em Isabela pagamos a taxa do barco até a ilha mais 1 dólar, e ao desembarcar a taxa na ilha 10 dólares. Seguimos a pé para a pousada que custou 86, dólares duas diárias.
As 11h seguimos para o tour de Los Tuneles, que custou 120, dólares por pessoa. Passamos a tarde lá e retornamos 17h. Fizemos duas flutuações com vistas as tartarugas , tubarões, pinguins, cavalo marinho, aves, muitos cardumes de peixes, arraias, filhotes de tubarão.
Antes de contar o roteiro do dia, vou falar um pouco o que é a ilha:
Isabela é a maior de todas as ilhas do arquipélago, o nome do porto é Puerto Villamil. Sua infraestrutura, é a mais básica das dentre as principais ilhas de Galápagos. Na ilha, há hospedagem, restaurantes, agências de viagens e receptivo.
O mais importante de Isabela são os passeios, é claro. Tem os pagos e gratuitos. Nós fizemos apenas 1 passeio pago. Os demais foram grátis e fizemos quase tudo a pé. Vamos lá!
Na foto acima, pela manhã cedo fomos pegar os barco para a Ilha Isabela. Nossa Sorte que a dona Airbnb Casa de Janeth – o whatsapp para reserva é: +593 99 387 5662. Ela reservou tudo para a gente, os vouchers, ingressos e tudo mais. Na foto abaixo, Janeth comigo. Ela fez nosso café antes de ir ao porto e além de todas as reservas dos passeios e passagens da Isabela sem cobrar nada. Virou amiga! Tinha água, wifi, chave, banheiro com toalha e quarto bem limpo, cozinha e mantimentos de tempero de graça. A hospedagem foi $30,00 por noite e por pessoa.
Antes de subimos no barcos/lanchas nossas mochilas e bolsas são inspecionadas.
As da mão também. As botas e tudo mais…
Pegamos um barco pequeno até a lancha. Cada embarque uns dólares que vão ficando no meio do caminho. Dica, vá na porta da lancha perto do motor, pula menos e você enjoa pouco. Apesar do barulho do motor. A vista também e é bem melhor.
Para essa lancha que fazemos baldeação.
Chegamos a Ilha Isabela.
Ao desembarcar você já olho esse paraíso de águas cristalinas.
Chegando no Porto, não há necessidade de pegar transporte até o hotel, é muito perto e você pode ir andando. Muitos te oferecem transporte, mas não há necessidade. Se puder comprar água em Santa Cruz, é mais barato que em Isabela.
Em Isabela, ficamos numa pousada em quarto tripo bem confortável. Com banheiro e sem ar-condicionado. Coisa que não precisava, pois a noite não é quente na ilha e tinha um ventilador.
No mesmo dia seguimos para o passeio: Los Tuneles
Ponto de partida: Puerto Villamil.
O que levar: sandália própria para mergulho ou tênis para caminhada, roupa para banh, toalhas, snacks, máscara e snorkel para mergulho. câmera fotográfica, câmera à prova d’água.
Valor: em torno de US$ 120, por pessoa. Aqui vale uma dica: deixe para fechar o passeio com uma agência na Isla Isabela, pois as agências em Santa Cruz costumam cobrar mais caro, cerca de US$ 110/pessoa. Porém, como fechamos com a senhora do Airbnb ficou o mesmo preços e garantimos a vaga.
Los Túneles é a principal atração do que nos recomendaram a fazer na Ilha Isabela. Lá possui um dos melhores pontos para mergulho de snorkel do arquipélago de Galápagos.
O tour de los Túneles foi marcado em Santa Cruz mesmo e lá antecipamos o pagamento, pois tudo lota muito rápido. Esse tour dura cerca de 5 horas. No mesmo dia que chagamos ainda demos uma volta na cidade para conhecer a região.
O nome Los Túneles, segundo o guia, é uma área repleta de arcos e túneis de pedra escura formados pela ação da lava e preenchidos por uma água azul transparente. Na região é cheio de fendas, junto com as águas tranquilas e pouco profundas, proporcionam ao local rico em fauna e flora e os mergulhos ali é encontra-se muitas espécies e vida marinha.
Para ir a região, pega-se uma lancha.
O inicio do tour é só água a céu aberto e muitas ilhotas repletas de pinguins, leões marinhos e aves de todas as especieis. Esse é praticamento o único passeio pago, a não ser que você queira um guia para te acompanhar.
Saindo do porto pela manhã, foram de 40 a 50 min até a primeira parada.
Nos recebemos snorkel. Como levei o snorkel do Brasil, só precisei da nadadeira. E além disso, é mais higiênico ter o seu snorkel. Além de roupas de neoprene (para quem quis), máscara para snorkelling, pé de pato, toalha e comida. É um pacote completo. Na ilha há como fazer snorkel também de graça.
Como podemos ver abaixo, a visibilidade da água estava baixa, mas o que mais atrapalhou mesmo é a maneira como o tour é conduzido. O guia vai na frente e nós vamos seguindo ele, como se fosse uma fila indiana, tem uns que vão até na frente, eu como sempre, grudo no guia, mas mesmo assim nem todos tem a mesma oportunidade. Ainda bem que os medrosos que ficam mais distante, eu consegui ver muitos tubarões e tartarugas por estar mais próximo a ele.
O problema é que ao avistar algo, o guia chama a atenção de todos e fica uma “correria” louca para chegar até o local para observar os animais que logo saiam do lugar. Como eu era sempre a primeira por estar perto eu observava e saia e já ia pra outro ponto. Acredito que se pudéssemos ficar mais soltos, mesmo não podendo por causa da preservação ambiental iriamos aproveitar mais e o ambiente não ia ser tão maltratado, pois não pode pisar no chão e muito pisavam, já que não sabem nadar ou usar as nadadeiras e snorkel.
Nesse ponto faz-se muito snorkel, são cerca de 1 hora olhando peixes, lagostas, cobras do mar, tubarões lindos, tartarugas, pinguins e cavalos marinhos.
Depois de ficar 1 hora ali, nós comemos um almoço no barco. com arroz, macarrão e frango. Também tinha refrigerante e água. A fome era tanta, que parecia uma delícia. rsrsrs
A próxima parada de Los Tuneles.
Chegando a parte principal do passeio em Los Tuneles. Para entender melhor, são formações geológicas feitas de lava vulcânica. O cenário é lindo, são várias Ilhas de rochas cinzentas e porosas, uma vegetação desértica, com cactos por todas as partes e águas calmas e cristalinas, com tartarugas e tubarões e diversas aves. Caminhamos por cerca de 30 minutos, ouvindo as histórias do guia de como os túneis foram formados e sobre a riqueza da fauna e flora na região.
Na região tem a sua aves símbolo, que todos se encantam o Atobá-de-pé-azul (Sula nebouxii). Essas aves, durante a época de acasalamento, os casais exibem seus pés para o parceiro para mostrar sua cor característica, é um charme na hora da conquista. Estas aves é uma das principais atrações de Galápagos, e podem ser encontra nesse passeio.
A região é linda e a fauna completa a beleza do passeio.
Na volta, várias ilhas e vida marinha pelo caminho em direção a Isabela.
Chegamos por volta das 17h. Para completar, só faltou o pôr do sol, pois ficou nublado o tempo. Quem caça pores do sol, sabe o que estou falando.
Já sabe o que fazer em GALÁPAGOS-Equador ? Ilha Isabela – Los Tuneles – Parte 3, agora segue para a parte 4.
Siga no insta: @joviajou
-
Vai viajar? E precisa de SEGURO viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.
-
Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança.Clique aqui!