Blog de Turismo e Viagens – Eu fui, irei e estou…

10 dicas de como fazer etnoturismo em comunidades indígenas

O mês maio é o mês do turismo e homenagear essa profissão, esse mês iremos falar sobre os tipos de turismo sustentável. Na semana passada destacamos dicas de turismo responsável. Essa semana, é a vez do etnoturismo em comunidades indígenas é uma forma única de conhecer a cultura, história e tradições dos povos originários da nossa terra Brasil. No entanto, para ter uma experiência adotada e respeitosa, é essencial seguir algumas dicas e diretrizes.

10 dicas de como fazer etnoturismo em comunidades indígenas

Abaixo estão 10 dicas de como fazer etnoturismo em comunidades indígenas:

1-Faça uma pesquisa sobre a comunidade indígena antes de visitá-la. Veja se ela está inserida na instrução normativa Nº 3, de 11 de junho de 2015 da FUNAI, que estabelece normas e diretrizes relativas às atividades de visitação para fins turísticos em terras indígenas.

2-Entre em contato com a comunidade ou agência de viagens antes de visitá-la, pergunte sobre as regras e normas locais para o turismo. Aprenda sobre sua história, cultura e tradições, e respeite suas crenças e valores e as regras que devem serguir para a visitação. 

4-Respeite as leis e normas da comunidade, e siga as orientações dos líderes locais na hora de participar da experiência.

5-Vista-se de forma respeitosa, evitando roupas provocativas ou que possam ser ofensivas para a comunidade e seja respeitoso e educado com os membros da comunidade, e tente aprender o máximo possível sobre sua cultura e tradições.

6-Não tire fotos sem permissão, e respeite a privacidade dos membros da comunidade, sempre solicite autorização para fazer algo fora do roteiro. 

7-Não leve alimentos ou bebidas para a comunidade sem autorização, e respeite as normas de alimentação local e respeite os horários, você proválvemente terá que estar aberto para recerber várias boa hospitalidade local.

8-Compre produtos locais, apoiando a economia da comunidade. Caso o produto não esteja a venda, não oferece objetos em trocas ou negócie. Se não está a venda, não é mercadoria, pergunte se pode encomendar, caso não esteja disponível no momento. 

9-Não leve animais obejtos ou animais para a comunidade. O animal ou objetos pode interferir diretamente na rotina ou fauna do local. 

10- Não fume ou beba álcool na comunidade, a menos que seja permitido pelos líderes locais e tenha limites. Obteça os horários para dormir e acordar e pergunte se você pode participar ou assistir algum ritual. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “10 dicas de como fazer etnoturismo em comunidades indígenas”