Mucajaí/RR: Bate e volta na Cachoeira do Evandro
O visual da Cachoeira do Evandro está entre os mais belos cenários da Pirilândia em Mucajaí. A queda d’água é cercada por rochas que formam um cenário mágico em meio à natureza exuberante da região. Difícil não se emocionar ao chegar na primeira cachoeira, e ainda há mais 6 a frente.

Quando ir?
A Cachoeira do Evandro pode ser visitada de segunda a domingo, sugerimos no verão entre setembro e março. O passeio mais comum e mais fácil é a primeira cachoeira, essa tem o percurso mais fácil e tranquilo.
Acesso?
O acesso é pela BR-174 siga até a sede do Mucajaí, na rotatória, pegue a 1ª saída para a Av. Padre Ricardo Silvestre, siga e dobre a esquerda onde tem a central de eletricidade da Roraima Energia, siga na vicinal 25, 3km antes do Pirilândia.

Como fazer a reserva?
Para mais informações entrar em contato no +55 95 99122-7740
Quanto custa?
A entrada é R$ 10,00 por pessoa
Como é a região?
A região não tem só a primeira cachoeira, você pode visitar um complexo de 7 cachoeira e trilha aberta. Ao todo, são 4km de trilha, ida e volta, sendo que a subida inicial, com 2 km, é um pouco íngreme e passa por dentro de várias partes de igarapé entre pedras, mas é considerada uma trilha moderada.
Aqui vou contar com foi a ida, até o poço, onde é considerada a quinta cachoeira que tem uma mini gruta. Ultrapassada a etapa inicial, o restante do trajeto é bem mais fácil e agradável. Ainda que seja uma trilha de nível médio, o visual das Cachoeiras ao final compensa todo o esforço.
A ida é tranquila, quando fui, mesmo de sandálias, não estavam no meu plano, conseguimos chegar até a quinta. A trilha é extremamente nova e ainda havia uns galhos pontiagudos das arvóres.

A trilha chega até a sétima cachoeira, a mais alta, porém esse dia, fomos somente até a quinta de onde se pode ver a gruta. Há várias opções de locais para observar o espetáculo da água que, com a força da queda que forma todo o complexo de cachoeiras.

Os viajantes e amantes de trilhas poderão optar por fazer o roteiro da Cachoeira do Evandro com o próprio proprietário e combinar com alguém do sítio mesmo. A trilha, com nível de dificuldade médio, é preciso se organizar com antecedência para contratar um guia ou agência que faça o roteiro.
Apesar de o tour para a Cachoeira da Evandro ser oferecido por agências de receptivo da cidade, você pode ir de forma autônoma e fazer a trilha com alguém do sítio. A distância de carro percorrida até lá serão 130 km de trajeto em asfalto e mais 3km de estrada de terra. Caso seja possível, prefira passar uma noite no sítio e acampar para fazer o passeio em um dia e aproveitar o outro na cachoeira principal. Será proveitoso e também menos desgastante.
