O Monumento Avião Xavante AT-26 não um patrimônio de Boa Vista, mas ele representa uma parte da história da chegada da Força Aérea Brasileira em Boa Vista no período da ditadura militar e a proteção das fronteiras do norte do país e da Amazônia. Vamos conhecer agora o monumento avião xavante AT-26: 10 curiosidades.
1 – Onde fica localizado o Monumento Xavante?
Fica na avenida João Alencar, localizada na divisa dos bairros Cauamé e Aeroporto, entrada/saída da cidade pela BR-174, entre a rotatória do bairro Caranã até a entrada da Base Aérea de Boa Vista onde é a principal via urbana de saída para pontos turísticos de Roraima rumo a fronteira norte do Brasil.
2- Que dia foi inaugurado o monumento?
Foi inaugurado em 26/10/2015.
3- Como foi feita o processo de implantação do monumento
Por meio de um termo de doação assinado entre a Prefeitura de Boa Vista e a Base Aérea, que cedeu o modelo, um AT-26 Xavante.
4- Quantos metros tem o monumento?
A aeronave foi colocada em um suporte de concreto de cerca de quatro metros, bem no meio do canteiro central da avenida João Alencar e tem 1.600 metros de comprimento.
5- O que homenageia o monumento?
Homenageou os 31 anos da Base Aérea de Boa Vista.
6- Quem é o nome homenageado?
O Monumento Xavante AT-26 homenageia o Major-Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes.
7– Quem foi o “Major-Brigadeiro do Ar” Lauro Ney Menezes”?
O Major-Brigadeiro do Ar Lauro Ney Menezes faleceu em 29/03/2015 no Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG), no Rio de Janeiro (RJ).
Nascido no dia 08/01/1928, aos 17 anos, ele ingressou na Força Aérea Brasileira. Durante a carreira militar, o Major-Brigadeiro Menezes conquistou grandes feitos dentro da Aviação de Caça, tendo voado nas seguintes aeronaves: P-47, F-8, Mirage III e F-5B/E. Com 7.900 horas de voo, carregava o título de primeiro piloto de Caça Supersônico no Brasil.
O oficial-general desempenhou diversas funções, entre elas, Comandante da Academia da Força Aérea, da Base Aérea de Santa Cruz e do Esquadrão Pacau.
Foi também presidente da Infraero e da Associação Brasileira de Pilotos de Caça (ABRA-PC), tendo sido o primeiro presidente e sócio benemérito.
8- O que é a aeronave?
O monumento é representado por uma aeronave identificada como FAB 4493, denominada Xavante AT-26. O avião fez parte de diversos esquadrões da FAB, sendo considerada uma aeronave com bom desempenho para o treinamento de pilotos.
Ele entrou em atividade ainda nos anos 70 e teve cerca de sete mil horas de voo. Utilizada para treinamento militar até o ano de 2008, a aeronave foi desativada dois anos depois. O Esquadrão Escorpião, da Base Aérea de Boa Vista, foi quem cuidou do restauro do veículo.
9- Qual a história da FAB?
A história da Força Aérea Brasileira se entrelaça com a história de Roraima. Tanto a instituição do Ministério da Aeronáutica quanto a criação do Território Federal do Rio Branco ocorreram na década de 40.
Simboliza mais de 30 anos de desbravamento, de proteção à Amazônia, além de ressaltar mais de 70 anos de esforços que a Força Aérea Brasileira tem em defender o país.
10- Curiosidades
A posição em que a aeronave foi instalada dá a impressão de que o avião está fazendo um voo baixo ou pousando. Além disso, o veículo aéreo possui fotocélulas intermitentes e que são acionadas via controle remoto.
-
Veja mais sobre Monumentos e patrimônios:
-
Patrimônios Históricos
-
Placas e monumentos de Roraima
-
Monumento aos Garimpeiros
-
Monumento aos Pioneiros
-
Veja mais o que fazer em Roraima:
-
O que fazer em Boa Vista/RR: 10 atrações turísticas
-
Onde ficar em Boa Vista/RR: bairros e hotéis
-
Hotéis caros de Boa Vista/RR
-
Hotéis baratos de Boa Vista/RR
-
Iracema/RR: o que fazer
-
Pacaraima/RR: o que fazer
-
Uiramutã/RR: o que fazer
-
Caracaraí/RR: o que fazer
-
Amajarí/RR: o que fazer
-
Normandia/RR: o que fazer
SIGA @JÔVIAJOU
Clique aqui e deixe seu interesse em fazer os passeios.
Passagem Promocionais
Hospedagem Booking
Seguro Viagem com DESCONTO
Aluguel de Carros
CHIP de Viagem
Curso de Vinhos para viajantes
8 pensamentos em “Monumento Avião Xavante AT-26: 10 curiosidades”
A patente de meu pai era a de Major-Brigadeiro-do-Ar Lauro Ney Menezes. Foi o primeiro e único piloto de caça brasileiro a voar supersônico, ou ainda, bi-sônico, no Mirage III, na França, em 1967. Quando comandante da Base Aérea de Santa Cruz, em 1974/1975, participou da Operação Tigre que buscou, nos EUA, em voos com traslados, o caça F-5E/B, fazendo, ainda, a implantação do vetor à FAB. Para homenageá-lo, deveriam ter anexado o seu nome a um pedestal com um Mirage III em Anápolis, ou um F-5 em Santa Cruz. Nunca a um simples Xavante, em RR, onde ele nunca serviu. A não ser que o intuito não fosse de prestar-lhe uma homenagem…
Olá Fernando, obrigada pela observação.
Correção da patente feita no texto.
A homenagem do com o avião Xavante marcou os 31 anos de FAB em Roraima e na Amazônia. Acredito que a homenagem ao seu Lauro se deu pelo fato dele ter falecido em 2015, mesmo ano da inauguração do xavante.
Eu não sei quem sugeriu a homenagem, se foi a FAB ou Prefeitura de Boa Vista, acredito que se você não gostou, teria que entrar em contato com que o homenageou. Acredito que o tipo de homenagem não desqualifica a história dele na aviação.
Quanto ao tipo de homenagem ou aeronave, para quem entende é válido, mas para os leigos, tanto faz. Mas ter uma homenagem, sempre é bom, para a história do país.
Em nenhum momento do texto, foi dito que seu Lauro trabalhou em Roraima ou que ele pilotou um Xavante, ele é foi um piloto brasileiro e a homenagem pode ser feita em qualquer lugar do país.
As informações, eu tirei do site da prefeitura e segue o link para você conferir: https://boavista.rr.gov.br/noticias/2015/10/monumento-xavante-novo-cartao-postal-ressalta-importancia-da-forca-aerea-na-amazonia
Obrigada!
Boa tarde, @jôviajou.
Agradeço a correção da patente de meu saudoso pai.
Conversei por horas ao telefone com o Comandante da Ala 7, o qual me explicou que, uma vez removido o nome do monumento, nada impediria que alguém o recolocasse às escondidas, como foi desde o princípio. A família não foi comunicada, não houve pedido de autorização para o uso do nome, nem qualquer forma de convite. Eu somente descobri que tal monumento existia dois anos após a sua inauguração, por acaso…
Concordo que não faça diferença aos leigos, mas, aos aviadores, um AT-26 Xavante parece uma chacota, a quem foi o responsável pelos dois principais vetores da História da FAB, o Mirage III e o F-5.
O único momento em que o Xavante foi relevante ao meu pai foi quando este alcançou a marca de 8.000 horas de voo, em 1982, aos 54 anos de idade, quando era o Diretor do Centro Técnico Aeroespacial. Apenas isso. Gostaria de deixar um link do YouTube, que se faz um resumo do resumo de sua carreira:
https://youtu.be/cuWJW0gYSfw
Muito obrigado!
Obrigada você pela informação. Sou guia de turismo em Boa Vista e esse detalhe, vou incluir no meu roteiro. Infelizmente alguns só querem mídia e acabam fazendo essas coisas e é típico daqui e do Brasil também. Mas entendo que vocês devem, sim, cuidar bem da memória do seu saudoso pai. Perdão se divulguei de forma errônea. Aqui ficam seus comentários expostos para completar o conteúdo e informar melhor e de forma verdadeira os fatos.
Eu é que agradeço por sua gentileza e sensibilidade!
🙂
Muito, cultura em vários pontos do Brasil. 🙂