O que fazer em Vitório/ES?
A cidade de Vitória/ES, é demais, além de praias tem muitas histórias. Se no primeiro post falei das principais praias de Vitória, por aqui vamos falar de patrimônio, história e cultura de Vitória/ES.
Eu fiz um tour com o pessoal do AVES que me mostrou tudinho sobre o passado de Vitória. Vamos lál! Nem só de praias e moqueca vive a capital do Espírito Santo.
Embora pouco divulgada, Vitória/ES tem um centro histórico muito bonito e rico em cultura, são igrejas, museus, teatros, escadarias e patrimônios históricos. Eu visitei alguns.
Vamos começar por uma parte do centro histórico de vitória que conheci!
Para iniciar o tour começamos na Praça Costa Pereira, bem em frente ao Sesc Glória onde há oficinas de artes e logo a frente, onde está o Theatro Carlos Gomes, e lá vamos nós pra uma caminhada por Vitória.
Imagem da Praça Costa Pereira em frente ao teatro e Sesc Glória.
Em Vitória/ES. o ponto principal é o Theatro Carlos Gomes, com “h” mesmo, que foi fundado em 1924, período de transforma em Vitória para uma cidade mais moderna. Apesar de o Teatro ainda possui seus traços históricos, o teatro, passou por incêndio.
Em 1923, o único teatro da cidade, o Melpômene, que teve o incêndio, tinha sido demolido para a abertura da Rua 7 de setembro e alargamento da Praça da Independência, a praça Conta Pereira.
Depois da nova construção, foi inaugurado em 1927, virando um cinema. Depois em 1970, volta para o estado e em 1983 foi tombado.
No local. havia um antigo Forte de São Diogo que, junto com outros quatro forte protegiam a Vila de Vitória.
A fortificação defendia o braço da Baía de Vitória que entrava em direção à atual Praça Costa Pereira. área conhecida pelos capixabas de Prainha.
Conhecendo Vitória/ES, no Século XIX, com a falta de espaço para a expansão da capital, houve necessidade de um aterro de parte do canal. Assim, o antigo forte perdeu sua utilidade, sendo desativado. Antes foi chamado de ladeira da Pedra, como é chamada a parte de cima.
A Escadaria São Diogo foi construída em 1942, com estilo eclético.
O Convento Nossa Senhora do Monte do Carmo foi fundado em 1682, por padres carmelitas vindo do norte do Brasil Colônia. Além de convento, foi quartel. Em 1984, o prédio foi tombado. Hoje, o convento celebra várias missas.
No centro histórico existem muitas escadas, que foi fortes, mas estão sumindo frente as novas construções.
Eu já tinha ficado encantada com a Faixada do teatro, não pude entrar nele, pois estava fechado. Então chegamos a Catedral de Vitória, que fica localizada na Cidade Alta, na Praça Dom Luiz Scortegagna. Com sua construção iniciada em 1920, somente foi concluída nos anos setenta.
Depois da Catedral, fui conhecer a igreja mais antiga de Vitória, a Capela Santa Luzia. Erguida no séc. XVI numa elevação rochosa, com estilo colonial. Foi tombada pelo Iphan em 1946, passando a funcionar como galeria de arte e Museu de Arte Sacra.
A visitação do Palácio Anchieta que podemos conhecer seu interior, são realizadas aos finais de semanas. Com as lojas fechadas, fica fácil de encontrar estacionamento.
O Palácio foi um Colégio Jesuita, depois de um período, transformou-se em sede administrativa do governos, como hospital militar , quartel, correios, entre outros.
Atualmente é a sede do Governo do Estado do Espírito Santo e é uma das edificações mais antigas do Brasil com ocupação governamental.
Ainda no centro, passamos pelo Parque Moscoso. Inaugurado em 1912, no Governo Jerônimo Monteira, teve sua construção iniciada em 1910. O parque sofreu várias intervenções ao longo do tempo.
A Basílica de Santo Antônio começou a ser erguida em 1956, a base da igreja foi feita em forma de cruz grega. A basílica ainda possui uma imponente cúpula central e quatro semicúpulas.
É inspirada na arquitetura renascentista da igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, Itália, construída no século XVI.
Curiosidade: O patrimônio histórico do Centro é mais antigo do que os das cidades de Ouro Preto (MG) e São Paulo (SP).
São mais de 51 pontos turísticos e culturais que integram a área, sete são monitorados pelo Visitar, entre eles a Catedral Metropolitana, a Igreja do Carmo e o Theatro Carlos Gomes.
Muita Cultura, patrimônio e história é o que não falta em Vitória.
Siga @joviajou no insta.
Esse post tem fins promocional de parceria. joviajou e aves.
Semana que vem tem mais, deixe seu comentário abaixo.
Um pensamento em “VITÓRIA/ES: um patrimônio e muitas histórias para inspirar – Parte 2”
Visitar Centro Histórico
Arquivo PMV
Visitar Centro Histórico
Realizado pela Prefeitura Municipal de Vitória, por meio da Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória – CDTIV, o Visitar Centro Histórico desenvolve o importante papel de promoção do turismo na Capital.
Pensado para atender o munícipe e também os turistas que passam por aqui, o Visitar Centro Histórico possui uma infraestrutura composta por placas de sinalização turística interpretativas, mapa do Centro Histórico em material bilíngue e atendimento turístico realizado por monitores que estudam o curso de turismo ou guia de turismo.