Hoje é um dia muito especial para o catolicismo e para os indígenas. Eu podia fazer uma lista de 10 coisas pra fazer nesse feriadão, mas pela data ser tão importante para no nosso estado, vai um texto para nós parentes sobre as palavras indígenas do seu dia-a-dia que você NÃO sabe o significado.
Para quem não sabe, hoje é o dia do índio, sim, 19 de abril. E em Roraima a gente tem muitas palavras indígenas que passam pelo nossos os olhos, falas e estão no nosso dia-a-dia e a gente nem sabe o significado. Listamos 10 palavras Indígenas do seu dia-a-dia que você NÃO sabe o significado. Vamos saber!?
1 – Bora pra Orla “Taumanam” ou “Tuwamî”
Faz parte de um dos principais pontos turísticos da capital, a palavra Taumanan significa “paz” em Makuxi.
2 – A gente se encontra na Plataformas “Meiremê” ou “Mere`mere”.
Ainda na Orla, a plataforma Meiremê significa “arco-íris” em Makuxi, é a mais alta quase em frente à Matriz.
3 – Não, melhor na Plataforma “Weikepá” ou “Wei epa`ka”
Já na plataforma debaixo, Weikepá, significa “nascer do sol”, é a mais em frente ao Monumento aos Pioneiros.
4 – De lá a gente olha a Ponte dos “Macuxi” ou “Makuxi”
Na mesma região turística da capital, você observa a Ponte dos Macuxi, mesmo com a letra “c” Macuxi é uma homenagem a uma das principais etnias indígenas da capital Boa Vista. Quem nasceu na capital Boa Vista, é chamado Macuxi com “c”, quem é indígena da maloca, é Makuxi com “k”, pois no alfabeto Makuxi, não há letra “c”.
5 – E depois vamos dançar “Parixara” ou “Pari`sara”
Parixara é um a dança ou ritual. O significado de Parixara é “dança” na língua makuxi.
6 – E tomar “caxiri” “casirî”
Caxiri, é um tipo de bebida. É uma bebida de mandioca cozida e fermentada a partir da mistura da batata roxa ou amarela.
7 – Lá vem os “Curumins”
Faz referência a crianças, “menino” curumim e “menina” cunhantã em makuxi.
8 – Somos a lenda de “Makunaíma” ou “Makunaimî”
Diferente de Macunaíma, o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade, que permeia a mente de muitos brasileiros. O Makunaíma com “K” . Em Roraima é uma lenda que existem várias versões de Makunaíma, mas diferente de Mário de Andrade. Makunaíma é o pajé que nos trouxe o peixe e a farinha, tristezas e alegrias, uma terra linda e um universo cheio de significados. É o guerreiro que vive no topo do Monte Roraima com suas armas, vigiando o mundo e o universo celeste, e protegendo os povos que ele conhece.
9 – E tem o nome do Bairro “Paraviana” ou “Paravilhanas”
Paraviana de origem dos “Paravilhanas“, é uma das primeiras etnias indígena de Roraima, mudado o nome pelo branco para Paraviana. É um grupo indígena, hoje considerado extinto, que habitava em Roraima, alguns teóricos dizem ter fundido com os Wapichanas.
10 – Pois é, eu sou de “Roraima” ou “Rora`imî”
Vem de Roro-imã, roro – ou também rora – significa grande verde azulado na língua indígena Pemon (Taurepang), e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra “serra verde“, que reflete a paisagem natural da região específica. Há ainda, a hipótese da palavra “Roraima” ter outros dois significados: “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”. Mas o nome do estado de Roraima, segundo os historiadores, é uma referência ao Monte Roraima.
Imagem: Jô Viajou
Dia 19 de Abril
Dia do Índio
Nossa história sem eles, não é história. Costumes, identidade e tradições expressa num só povo, guerreiros e convictos das suas culturas.
Deixe seu comentário se você não sabia desses significados ou conhece mais de 10 palavras Indígenas do seu dia-a-dia que você NÃO sabe o significado.
Conheça mais Roraima e faça um City Tour com a Jô Viajou
Veja mais, posts relacionados:
– 10 Patrimônios históricos de Boa Vista.
– 10 Placas e monumentos que você não conhece em Boa Vista.
– 10 Fatos da história do Monumento ao Garimpeiro.
Veja mais o que fazer em Roraima:
-
O que fazer em Boa Vista/RR: 10 atrações turísticas
-
Onde ficar em Boa Vista/RR: bairros e hotéis
-
Hotéis caros de Boa Vista/RR
-
Hotéis baratos de Boa Vista/RR
-
Iracema/RR: o que fazer
-
Pacaraima/RR: o que fazer
-
Uiramutã/RR: o que fazer
-
Caracaraí/RR: o que fazer
-
Amajarí/RR: o que fazer
-
Normandia/RR: o que fazer