Um dos monumentos históricos de Boa Vista, o Monumento aos Garimpeiros tem muita história e curiosidade, e vamos conhecer dez delas, por aqui. Um monumento que faz parte do patrimônio cultural de Boa Vista – Roraima.
O Monumento ao Garimpeiro está no eixo central da praça do Centro Cívico, um dos principais pontos turísticos de Boa Vista – Roraima.
1- O que tinha antes no lugar do Monumento ao Garimpeiro
Antes, onde é localizada a praça Joaquim Nabuco, mais especificamente a Praça do Centro Cívico era um obelisco bem no centro da bola da praça. Este Obelisco foi construído em 1962. E, em 1969, no Governo de Hélio Campos, foi retirado e, no local, começou o inicio da construção do “Monumento ao Garimpeiro”.
2- O idealizador do Monumento ao Garimpeiro
Em 1968 o governador Hélio da Costa Campos, ao visitar a Divisão de Obras, em reunião com Laucides Inácio de Oliveira e do Walter Bastos de Melo, ouviu a sugestão para que Boa Vista tivesse um monumento representativo do Estado.
O desenho foi feito pelo artista plástico, Laucides Inácio de Oliveira. O artista fez o desenho do Garimpeiro segurando uma batéia. Já Francisco da Luz Moraes, conhecido como “Japurá”, elaborou na planilha as dimensões (medidas) da estátua e de todo o monumento. O responsável pela administração da obra, foi o diretor da Divisão de Obras Walter Basto de Melo, um dos idealizadores do Monumento ao Garimpeiro.
3- Em que ano foi construído
Foi inaugurado no final da década de 1960. O monumento começou a ser construído no governo Hélio Campos Hélio da Costa Campos, entre abril de 1967 a maio de 1969. Sendo inaugurado em 1969.
4- Do que é feito o Monumento ao Garimpeiro
Alguns contam que a construção do Monumento ao Garimpeiro foi feita em Manaus e outros em São Paulo. A construção é feita de uma argamassa de borracha e alumínio e oca por dentro, soluções que permitiram reduzir o peso da estrutura. A estátua oca permite a vazão da água, que possui falsa aparência de concreto em termos de dimensões.
5- Qual a Dimensão do Monumento ao Garimpeiro
A estátua tem cerca de 7 metros de altura acima de um espelho d’água retangular, de 7,5 metros de largura por 15,7 metros de comprimento. Na frente, tem uma rampa de 14 metros de altura que dá acesso à parte frontal do monumento ao Garimpeiro.
6- Simulação da atividade no Monumento ao Garimpeiro
A estátua em sua estrutura, por meio de uma bomba elétrica, é acionado um mecanismo que permite que a água escoe da bateia do garimpeiro, simulando a atividade da mineração em sistema de faisqueira, que era uma forma de trabalho típica dos primórdios da produção mineral em Roraima e principal forma de garimpar no século XX.
7- O que significa o Monumento ao Garimpeiro
É uma homenagem à mais uma figura da história de Roraima: o garimpeiro. Do início ao final do século XX, a atividade garimpeira era legalizada na região, e houve uma extração de minérios intensa. Assim, representa uma homenagem aos trabalhadores/garimpeiros, no início do século XX. No monumento há a relação de nomes de garimpeiros homenageados.
8- O que era o “milagre amarelo”
No século passado, a garimpagem era legalizada em Roraima, o que contribuiu para o aumento populacional de Roraima. Foi considerado um marco no desenvolvimento do Estado de Roraima, iniciada pelo processo migratórios de homens que dirigiram-se a Roraima em busca de metais preciosos, contribuindo para o desenvolvimento do Estado e aumento da população, onde deu origem ao chamado “milagre amarelo”.
9 -É patrimônio cultural do município
Na frente do monumento há uma placa que homenageia vários garimpeiros. A estátua é um dos maiores monumentos de Boa Vista e, em 2007, foi adotada como símbolo histórico da cidade pela administração municipal. A imagem do garimpeiro aparece também no brasão do estado de Roraima em homenagem as riquezas minerais de Roraima.
10- Crítica ao Monumento ao Garimpeiro
Em 2014, a Fundação Nacional Índio (Funai) sinalizou a sua demolição. Por outro lado, a estátua é bem polêmica, índios afirmam que a estátua é uma apologia ao crime e que, por isso, já até propuseram a demolição da estátua.
O monumento ao garimpeiro representa a degradação das comunidades indígenas e meio ambiente, já que o garimpo trouxe e traz mais prejuízo para o meio ambiente, terras indígenas e comunidades.
O Garimpo é ilegal em Roraima e no Brasil, principalmente em áreas indígena. Precisa de uma regulamentação, para exercer a atividade de garimpagem que é bem complexa e inclui, meio ambiente, direitos dos povos indígenas e prioridades que não afete as vidas, crenças, instituições e bem-estar espiritual, terras que ocupam ou utilizam de alguma forma, controlar, na medida do possível, o seu próprio desenvolvimento econômico, social e cultural.
Atualmente, o garimpo ilegal em Roraima tem aumentando de forma agressiva, poluindo nossos rios, florestas e disseminando comunidades indígenas do Estado. Não há fiscalização e tanto os governos federais, estaduais e municipais estão dando as costas para a situação que estamos passando em pleno século XXI, é um descaso com o meio ambiente e os povos indígenas.
Hospedagem em Roraima: Clique Aqui!
Veja mais:
Veja mais o que fazer em Roraima:
-
O que fazer em Boa Vista/RR: 10 atrações turísticas
-
Onde ficar em Boa Vista/RR: bairros e hotéis
-
Hotéis caros de Boa Vista/RR
-
Hotéis baratos de Boa Vista/RR
-
Iracema/RR: o que fazer
-
Pacaraima/RR: o que fazer
-
Uiramutã/RR: o que fazer
-
Caracaraí/RR: o que fazer
-
Amajarí/RR: o que fazer
-
Normandia/RR: o que fazer
SIGA @JÔVIAJOU
Clique aqui e deixe seu interesse em fazer os passeios.
Passagem Promocionais
Hospedagem Booking
Seguro Viagem com DESCONTO
Aluguel de Carros
CHIP de Viagem
Curso de Vinhos para viajantes
10 pensamentos em “Monumentos Históricos de Boa Vista: Dez coisas sobre o Garimpeiro”