Desde 1995, o dia 23 de abril foi escolhido para ser o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor pela Unesco. Essa data homenageia os escritores Inca Garcilaso de la Vega, Miguel de Cervantes e William Shakespeare, que, coincidentemente, morreram em 23 de abril de 1616.
Mas o que podemos falar sobre as viagens em Roraima, por livros e quantas viagens você pode fazer por meio deles. Neste post, em homenagem ao dia do livro, vamos conhecer quais livros podemos conhecer Roraima, por meio de sua história, literatura, cultura e muito mais.
Viajar é preciso, seja a pé, de bicicleta, carro, barco, carona ou avião. Veja uma seleção de livros que inspiram viajar por Roraima, mesmo que sejam as viagens interiores.
1- Conhecendo Roraima pela literatura: Sobre matos e gentes (Romério Bríglia)
O livro fala dos contos amazônicos que se passam no baixo Rio branco, Serra da mocidade, rios, terras indígenas, descrevendo e citando as principais belezas naturais de Roraima.
2- Conhecendo Roraima pela literatura: Daniel Sapeca e o Diamante Azul do Tepequém (Clotilho Filgueiras)
Clotilho escreveu o livro infantojuvenil cuja história tem passagens pela Serra do Tepequém, Lago do Caracaranã e Casarão Histórico de Boa Vista, uma leitura para toda família viajar por Roraima.
3- Conhecendo Roraima pela literatura: Boa Vista a cidade que nasceu de uma paixão (Zanny Adairalba)
A escritora tem uma coleção de cordéis que fala sobre as belezas naturais e culturais de Roraima. O cordel, fala de lugares históricos de Boa Vista, como o restaurante Meu Cantinho, antiga sede da fazenda Boa Vista, onde a cidade começou.
Faça um city tour pelo centro histórico de Boa Vista com a Jô Viajou
4-Conhecendo Roraima pela literatura: Roraima. Terra que amo! (Lindomar Neves Bach)
Uma homenagem ao Estado de Roraima, o cordel fala sobre cada um dos municípios de Roraima, uma inspiração para conhecer os 15 municípios de Roraima.
5- Conhecendo Roraima pela literatura: O Homem de Barlovento (Bruno Garmatz)
O livro, é um romance em que, além do enredo romântico e do tom espiritualista, outro elemento que marca a narrativa: é o turismo. O enredo viaja por Goiás, Boa Vista e Venezuela, com profundas descrições de atrativos históricos, culturais e turísticos.
6- Conhecendo Roraima pela literatura: Cavalo Selvagem (Eliakin Rufino)
O poeta, cantor, escritor, produtor cultural e jornalista, em seu poema, descreve diferentes temáticas e fases do autor, entre as quais os textos regionalistas de exaltação à vida em Roraima.
7- Conhecendo Roraima pela literatura: A flor do tepui (Aléxia Linke):
O livro infantil narra a saga de um príncipe ao Monte Roraima, a história ainda faz referência à paisagem e a elementos da cultura de Roraima, como lavrado, cruviana, canaimé e mapinguari.
8- Conhecendo Roraima pela literatura: Inia: Uma Aventura Amazônica (Marcela Marques Monteiro)
O livro fala de amigos que planejam escalar o Monte Roraima. À medida que a escalada ao monte se inicia, ela começa a ter uma série de sonhos sobre um misterioso lago, onde torna-se amiga de um lindo boto cor-de-rosa e de pessoas que fazem parte das histórias e lendas contadas pelos integrantes do grupo.
9- Conhecendo Roraima pela literatura: Lavrados e cordéis (Rodrigo Oliveira)
Os poemas falam sobre São João da Baliza, campos, rios e outros atrativos de Roraima. O livro apresenta o olhar daquele que está desvendando acontecimentos, paisagens, mitos: a cotidianidade de uma região. Mas a revelação se dá aqui mais como modo de interpretação do ambiente roraimense do que como a sua verdade.
10- Conhecendo Roraima pela literatura: Meia Pata – Ricardo Dantas
Em Meia Pata, o livro, retrata os ecossistemas e povos tradicionais de Roraima. Uma aventura na floresta de Caracaraí, relatando a vida dos ribeirinhos, extrativistas, e o cotidiano dos Macuxi na Boca da Mata, além de exaltar a fauna e flora da Amazônia.
E você? tem algum livro de viagem para recomendar? Compartilhe nos comentários!
Agradecimento pela colaboração e indicações dos livros, ao jornalista e escritor roraimense Aldenor Pimentel. Para acompanhar seu trabalho, acesse as redes sociais @aldenor_pimentel e o Blog Arte de Aldenor Pimentel.
Veja mais:
Veja mais o que fazer em Roraima:
-
O que fazer em Boa Vista/RR: 10 atrações turísticas
-
Onde ficar em Boa Vista/RR: bairros e hotéis
-
Hotéis caros de Boa Vista/RR
-
Hotéis baratos de Boa Vista/RR
-
Iracema/RR: o que fazer
-
Pacaraima/RR: o que fazer
-
Uiramutã/RR: o que fazer
-
Caracaraí/RR: o que fazer
-
Amajarí/RR: o que fazer
-
Normandia/RR: o que fazer
SIGA @JÔVIAJOU
Clique aqui e deixe seu interesse em fazer os passeios.
Passagem Promocionais
Hospedagem Booking
Seguro Viagem com DESCONTO
Aluguel de Carros
CHIP de Viagem
Curso de Vinhos para viajantes