Conheça os Pontos turísticos de Vila Velha/ES.
Mas nem só de Vitória é feito o Espírito Santo. Vila Velha pertence a região metropolitana de Vitória, como os capixabas falam, faz parte da grande Vitória, sendo a segunda maior cidade do Espírito Santo.
Foi em Vila Velha que fiquei hospedada e maior parte do tempo e pude conhecer muitos lugares, rica em cultura e história, Vila Velha, completa os posts desse belo Estado que é seu próximo destino do Sudeste do Brasil.
Atravessando a ponte, chegamos em poucos minutos em Vila Velha.
Em Vila Velha pude conhecer uma parte dos seus 32km de litoral e muita história e cultura. Um dos pontos que não pode ser deixado de visitar. É o Farol de Santa Luzia, que ficar localizado na Baia do Espírito Santo.Segundo a história, a área que fica localizado o Farol doado a União em 1913 pelo Dr. Hermano Santana e sua esposa e, posteriormente, entregue a Marinha do Brasil em 1985, atual responsável pela área.
Além do farol, o local abriga uma vila residencial militar, com três casas, dentre elas, a do faroleiro, encarregado da manutenção do Farol. É aberto ao público para visitação e não há taxas.
No dia que fui não estava aberto para subir no farol.
Depois de sair do Farol, fui conhecer a Praia Secreta que fica na mesma rua do Farol Santa Luzia. É por um portão feito no muro que você encontra esse pequeno espaço escondido na ilha com água calmas e límpidas.
O próximo ponto que conheci foi uma parte do centro histórico de Vila Velha, o Museu Casa da Memória, foi criado em 1997. A casa que o museu ocupa foi construída em 1980, o museu existe devida a organização do moradores da prainha.
O acervo permanente reúne fotos antigas, bandeiras, instrumentos de navegação, estátuas de personagens históricos importantes, jornais, instrumentos musicais, revistas e outros documentos sobre o centro histórico da região da cidade.
O Bonde 42, de 1912, é a atração principal, o transporte circulou até 1973 e foi restaurando pra exposição.
Ainda no Centro Histórico da Prainha em Vila Velha, encontramos a Igreja Nossa Senhora do Rosário, construída em 1535, a igreja é símbolo da colonização do solo espírito-santense. A igreja já passou por várias reformas. Em 1908 foram instalados os atuais altares, e em 1912 a estrutura foi reforçada devido à instalação da linha do bonde. Em 1980 foi removida toda a estrutura de madeira do coro que foi substituída por uma nova em concreto armado.
No ano de 2015 foi iniciada uma reforma que durou um ano e foram realizados reparos na estrutura, tratamento do reboco, adaptações de acessibilidade, recuperação de adornos e dos elementos decorativos, atualmente a igreja tem suas janela com vidraças quebradas devido ao vandalismo.
Imagem: Jô Viajou. Faixada da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Pontos turístico de Vila Velha/ES.
O fator mais impactante dessa última reforma foi o resgate histórico das pinturas artísticas, o retorno do coro em estrutura de madeira e a reforma completa no telhado da igreja.
Nem só de história, praia, e patrimônio Vila Velha é lembrada. Por lá você tem que passar pelo Fábrica da Garoto, por mais que você tenho intolerância a lactose, passe por lá, pra sentir o cheio bom de chocolate.
A Chocolates Garoto, é uma das 10 maiores fábricas de chocolates do mundo. A empresa conta hoje com um portfólio de aproximadamente 70 produtos. Também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.
E para finalizar o tour por Vila Velha, não podia deixar de falar do Convento da Penha que oferece essa linda vista do Espírito Santo
O Convento da Penha é um dos santuários mais antigos do pais. Localizado no alto de um penhasco, a 154 metros de altitude, é uma das igrejas mais antigas do estado, cujas obras avançavam aos poucos e tiveram início por volta de 1558.
Atualmente é um dos principais pontos turísticos do Espírito Santo, a entrada é gratuita e você paga somente a van de ida ou de volta, caso não queria subir à pé.
O Convento da Penha está situado no alto de um penhasco de 154 metros de altitude, sendo tombado como patrimônio histórico cultural pelo (IPHAN) em 1943. Entre 1874 e 1879, grande parte do interior é revestido com madeira em cedro, entalhado.
Assim, como o Convento da Penha, ao ir em Vila Velha não pode deixar de visitar o Morro do Moreno. Infelizmente no dia que eu ia, choveu muito e não consegui ir ao Morro. Mas coloque ele no seu roteiro!
Visite o Espírito santo!
Siga @joviajou
-
Vai viajar? E precisa de SEGURO viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.
-
Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança. Clique aqui!