Blog de Turismo e Viagens – Eu fui, irei e estou…

10 fatos históricos sobre o Parque Anauá

Parque Anauá. Anauá, significa lugar de encontro, em makuxi. A construção do projeto do Parque se deu entre os anos de 1981 e 1983, contudo sua conformação recebeu várias intervenções posteriores. Embora subsistam alguns elementos do projeto inicial, atualmente várias intervenções descaracterizaram a proposta vencedora. O projeto do Parque Anauá foi indutor de um espaço público que assumiu a importância social que passou a expressar, dentro da dinâmica roraimense, que lhe aufere as devidas qualidades de espaço vivo para a cidade de Boa Vista.

1- Quantos hectares ele possui?

 O parque  urbano da região norte do Brasil, o Parque Anauá possui área de 106 hectares e  foi proposto para a área pericentral de Boa Vist-Roraima.

2- Qual a História e suas fases?

A caracterização histórica do Parque Anauá se fez em três fases: um momento inicial, de apropriação do espaço no entorno do que passou a ser denominado como Lago dos Americanos; um segundo, onde a presença institucional assume importância, e que se caracteriza pelo concurso de projetos para o Parque, que o configurou e denominou, no início da década de 1980; por fim a fase das intervenções posteriores, que lhe dão o aspecto atual.

 3- O projeto do Parque

 O primeiro Concurso Público de  anteprojeto para o Parque, em 1980, como marco delimitador do que consideramos um primeiro momento, onde a gestão do espaço é devida a vários atores sociais, e um segundo, de institucionalização  de um parque público, sujeito às ações das gestões dos governos do Território Federal (de 1943 a 1962 denominado Território Federal do Rio Branco, de 1962 a 1988 como Território Federal de Roraima) e, posteriormente, do Estado de Roraima.

4- Antes de ser parque Anauá

Anteriormente conhecida como Fazenda dos Americanos, a área atraía a população boavistense para o lazer, principalmente devido à existência de lagos perenes, característicos na região.

 5- Antes de ser do estado teve 3 donos

Na década de 1930, foram da família Campos, sendo denominado inicialmente o local de “Lago dos Campos”. Depois, na década de 1940, foi adquirido por um inglês proveniente da Guiana, de sobrenome Gorinski que, em 1947, vendeu o lago ou área adjacente para “um americano de cognome Black”, cuja esposa chamava-se Miss Beverly” desta maneira a associação com esses americanos fez com que os nomes Fazenda dos Americanos e Lago dos Americanos se consolidassem na memória, até os dias atuais, como identidade de espaço de atração para o lazer e esporte, transformando-se em ponto de referência para encontros e de atração turística.

6-  O parque anauá pegava a parte do aeroporto

O governador Hélio da Costa Campos (Rio de Janeiro, 1921/Brasília, 1991), que geriu o Território de Roraima de 1967 a 1969 e, depois, de 1970 a 1974, doou a área para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), excluindo aquela contígua ao referido lago, devido à pressão popular.

7- A primeira construção

No governo que sucedeu ao de Hélio Campos, de Fernando Ramos Pereira (Manaus, 1935/Rio de Janeiro, 2001), entre 1975 e 1979, foram construídas as primeiras instalações públicas de lazer: uma quadra de tênis, uma para a prática de vôlei e duas pistas para aeromodelos.

8- Segunda fase da construção

 O governador Ottomar de Souza Pinto (Petrolina, 1931/Brasília, 2007) lança o concurso de projeto para dotação de equipamentos e infraestrutura para o espaço. Ottomar será agente importante nas intervenções futuras, quando o antigo território federal se tornará estado, a partir da promulgação da Constituição Federal em 1988. Para a construção do Parque, o Governo do Território de Roraima, durante a primeira gestão do, então, Governador Ottomar de Sousa Pinto (1979- 1983), foi promovido o Primeiro Concurso Público de Anteprojeto para o Parque nº 01/80, no limiar das décadas de 1970 e 1980, para o qual era necessária a apresentação de pranchas e memorial.

9- Projeto “Parque Anauá” é do arquiteto

A proposta vencedora do concurso teve autoria do arquiteto cearense Otacílio Teixeira Lima Neto (Fortaleza, 1946-2013) sobe o qual existe uma lacuna de dados, tanto quanto à proposta quanto sobre sua própria biografia. Essa situação compromete a pesquisa documental, entretanto favorece a análise de campo, tratando a arquitetura como documento a ser lido e interpretado (LE GOFF, 1990). Nisso temos, por ter sido executado, vantagem de análise quanto à proposta anterior.

10-Ottomar administrou o parque

 Ottomar de Sousa Pinto, em sua segunda gestão do Território Federal, de 1979 a 1983. A novamente associado ao governador Ottomar de Souza Pinto na sua terceira gestão (2004 a 2007), A importância sociocultural que o Parque Anauá possui para a cidade de Boa Vista é irrefutável e a ele relacionado. Várias atividades são desenvolvidas, tanto sob a forma e eventos culturais quanto na instalação de novas estruturas.

Deixe seu comentário abaixo e complete a história do lugar.

Veja mais sobre Monumentos e patrimônios:

Veja mais o que fazer em Roraima:

SIGA @JÔVIAJOU

Clique aqui e deixe seu interesse em fazer os passeios.

 Passagem Promocionais
 Hospedagem Booking
Seguro Viagem com DESCONTO
 Aluguel de Carros
 CHIP de Viagem
 Curso de Vinhos para viajantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.