A 8ª maravilha do mundo te espera em Parintins, a terra encantada dos bumbás Garantido e Caprichoso!!

Você já está em Parintins, já conhece um pouco da história da rivalidade entre os bois, certo?

Hoje vamos falar da apresentação dos Bumbás Garantido e Caprichoso, que com certeza vai lhe encantar!

A brincadeira de menino, fruto da promessa aos santos de devoção dos criadores dos Bois tomou corpo e virou festa organizada Juventude Alegre Cristã.  Sob os auspícios de Padre Augusto, em 1965 aconteceu o primeiro Festival Folclórico de Parintins, com o objetivo de arrecadar fundos para a construção da Catedral de   Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Parintins.

Com o passar do tempo o festival vai crescendo, of course, e arrebanhando mais e mais admiradores além dos limites da Ilha Tupinambarana. Na década de 80 o Governo do Estado abre o olho para o filão que era (e ainda é) o Festival; em 1988 é inaugurado o Bumbódromo – oficialmente Centro Cultural e Esportivo Amazônico Mendes – devido ao grande crescimento do festival, que já era transmitido via TV para o Brasil e o mundo, como acontece até hoje.

Vamos saber como é a apresentação dos bois? Vamos lá!

O fio condutor do espetáculo é o conhecido Auto do Boi, que narra a história do desejo de Catirina, negra escrava, que grávida deseja comer a língua do boi mais bonito e amado pelo dono da Fazenda, o Amo, e sua filha, a Sinhazinha. Seu marido, Pai Francisco, para saciar o desejo da mulher mata o boi e dá-lhe a língua, e os dois fogem, temendo a ira do amo, que ao Amo descobrir o malfeito manda os vaqueiros em sua captura.

Com a prisão de Pai Francisco e Catirina, o Amo convoca o Pajé de uma tribo vizinha que, faz suas mandingas e revive o Boi, para alegria de todos!!

Como falamos no texto anterior, (link aqui), com a vinda dos soldados da borracha para a Amazônia, a brincadeira de boi por eles trazida sofreu a influencia de lendas e costumes indígenas e das populações caboclas da Amazônia, se tornando o Boi Bumbá de Parintins.

Hoje a apresentação dos Bois no festival gira em torno do auto do boi, com um toque de espetacularização midiática, dividida em 3 dias, onde cada boi se apresenta com um tempo de até duas horas e meia!!

Hoje para ganhar o festival os bois tem de atender a 21 itens de julgamento feito por jurados vindos de outros estados, que não sejam da Região Norte! Dentre os itens em julgamento, 9 se destacam:

1- Apresentador

Marca o centro do espetáculo, conduzindo o tema com sua voz. Precisa ter afinação, dicção, timbre e técnica de canto.

No Garantido, atualmente o item é representado por Israel Paulain que atua desde 2002.

Desde 2017, o apresentador do Caprichoso é Edmundo Oran.

Foto: Clóvis-Miranda.

2 – Levantador de toadas

Após o apresentador, o elemento seguinte é o levantador de toadas, que precede à batucada. Todas as músicas que fazem a trilha sonora das apresentações são interpretadas pelo levantado de toadas. Trata-se de uma figura importante, já que a técnica, a força e a beleza de sua interpretação não só valem pontos como ajudam a trazer à tona a emoção dos brincantes.

David Assayag é o levantador do boi Caprichoso  para onde retornou em 2010, depois de 15 anos no Garantido. No Garantido, o levantador de toadas é Sebastião Júnior, conhecido como Uirapuru da Amazônia, campeonissímo no seu item, tendo derrotado o ícone Davi Assayag diversas vezes.

Fotos: Clóvis Miranda.
Fotos: Clóvis Miranda.

3 – Amo do Boi

O Amo do Boi, com seu jeito caboclo, exalta a originalidade e a tradição do nosso folclore, fazendo soar o berrante e tirando o verso em grande estilo. É a chamada do Boi, que vem para bailar.

No Garantido, este item é representado por Gaspar Medeiros, sobrinho do ex-amo Tony Medeiros.

No Caprichoso, Prince do Boi é o responsável pela defesa do item.

PAJÉ: É o curandeiro, xamã, sacerdote. Ponto de equilíbrio das tribos. Precisa apresentar expressão corporal e facial, movimentos harmônicos, segurança e domínio do espaço cênico.

No caprichoso o posto é defendido por Neto Simões e no Garantido pelo estreante Adriano Paketá.

Foto: Élcio Farias
Foto: Wigder Frota.

4 – Sinhazinha da Fazenda

É a filha do dono da fazenda, representa a cultura europeia no boi. Precisa ter graça, desenvoltura, simplicidade, alegria, gingado, saudando o boi e o público.

No boi Garantido, o item é representado por Djidja Cardoso.

Já no Caprichoso, é representado por Valentina Cid.

Foto: Élcio Farias. Imprensa-Garantido
Fotos: Clóvis Miranda.

5 – Porta Estandarte

Representa o símbolo do Boi em movimento. Ela deverá ter garra, desenvoltura, elegância, alegria e sincronia de movimentos entre o bailado e o estandarte.

Edilene Tavares no Garantido e Marcela Marialva no Caprichoso.

Foto: Élcio Farias. Imprensa-Garantido
Fotos: Clóvis Miranda.

6 – Cunhã Poranga

Representa a moça bonita, uma sacerdotisa, guerreira e guardiã. Expressa a força através da beleza. Deve possuir desenvoltura e incorporar a personagem.

No Caprichoso, o item é defendido por Marciele Albuquerque e, no Garantido, a moça mais bela é Isabelle Nogueira.

Fotos: Élcio Farias-Imprensa Garantido.
Fotos: Marciele Albuquerque. Imprensa-Caprichoso.

7 – Rainha do Folclore

Representa a expressão do poder, pela manifestação popular. Deve possuir graça, movimentos com desenvoltura, incorporação, indumentária.

Atualmente no Caprichoso  a Rainha do folclore é Cleise Simas. No Garantido o item é representado por Brenda Beltrão.

Fotos: Clóvis Miranda.
Fotos: Clóvis Miranda.

8 – Boi Bumbá Evolução

É o símbolo cultural da manifestação popular. É a chegada do  Garantido e do Caprichoso, a estrela guardiã da floresta, e o coração da festa, É a evolução do negro da América e do boi do povão, a cênica que deve conter a impressão de um movimento de um boi real.

Fotos: Clóvis Miranda.
Fotos: Clóvis Miranda.
Fotos: Clóvis Miranda

9 – Galera

A galera dá um show à parte. Enquanto um Boi se apresenta, sua galera participa com todo entusiasmo. Seu desempenho também é julgado. Do outro lado, a galera do contrário (adversário) não se manifesta, ficando no mais absoluto silêncio.

Fotos: Clóvis Miranda.
Fotos: Clóvis Miranda.

Pelo que se vê nas fotos, beleza é o que não falta no festival, seja das alegorias e das cunhãs, as itens oficiais dos Bois. Tudo isso lhe aguarda em Parintins, a Ilha da Magia, a terra encantada dos bumbás!

Siga no insta: @joviajou

Curta a Fan page: /joviajou

Texto: Jacildo Bezerra, com adaptações Jô Viajou.

  • Vai viajar? E precisa de SEGURO viagem? Clique aqui e ganhe desconto com a Jô Viajou.

  • Reserve sua HOSPEDAGEM com segurança.Clique aqui!

(Visited 117 times, 1 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 pensamentos em “A 8ª maravilha do mundo te espera em Parintins, a terra encantada dos bumbás Garantido e Caprichoso!!”